Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Meio ambiente: saneamento ainda é problema em escolas, diz Censo

No ano em que o Brasil vai sediar Conferência das Partes (COP30), o país ainda convive com um número importante de escolas com problemas de saneamento. Cerca de 40% das unidades educacionais ainda contam com esgotamento sanitário realizado por fossa e 3,2% não conta com esgotamento.

Os números foram levantados pelo Metrópoles nos microdados do Censo Escolar de 2024, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início deste mês.


Mais sobre educação ambiental

Unidades de ensino também apresentam deficiência na infraestrutura relacionada à sustentabilidade como baixo número de unidades de ensino com energia renovável.

O Censo Escolar é realizado todos os anos pelo Inep. Os dados ajudam a direcionar políticas públicas na educação do país.

A cidade de Belém recebe a COP no mês de novembro. O evento global vai discutir formas de amenizar as consequências da crise climática e também soluções de adaptação.


 

A COP30 está marcada para Belém do dia 10 de novembro a 21 de novembro, e terá a “Casa do Saneamento”, que coloca o tema do saneamento básico como destaque para o debate juntamente com soluções para a emergência climática.

Os números do Inep revelam que as escolas enfrentam também outros problemas de infraestrutura relacionadas a questões ambientais. Perguntados sobre a destinação do lixo para o serviço de coleta, por exemplo, 65,2% afirmaram não contar com a serventia. Já 34,8% possuem resultado positivo.

No que diz respeito a área de vegetação ou gramado, 65% das escolas afirmam não possuírem espaços do tipo e 35% contam com áreas com estas características. Quando o assunto é energia renovável, 96,8% ainda não contam com a alternativa, somente 3,2% são beneficiadas pelo serviço.

O portal entrou em contato com sete escolas dos estados do Acre e Minas Gerais, mas apenas duas, localizadas na região norte, forneceram informações à reportagem. Embora as unidades tenham respondido no Censo que não possuem esgotamento, as duas falaram ao Metrópoles sobre a existência de fossa.

 

O Censo também revelou que, do ponto de vista pedagógico, há pontos a desenvolver, como as 34,2% de escolas que não desenvolvem ações de educação ambiental.

Em nota o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) explicou a existência do Programa Dinheiro Direto na Escola, que destina anualmente recursos financeiros repassados às entidades participantes para a a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica.

Outros números do Censo

O Brasil tem 47.088.922 estudantes matriculados. O número representa uma redução de 0,4% em relação a 2023. Conforme o levantamento atual, há 9.517.832 alunos em unidades privadas, o que representa pouco mais de 20% do total.

A educação infantil, que compreende creche e pré-escola, conta com 9.491.894 estudantes. Os demais estão no ensino fundamental (26.002.356), ensino médio (7.790.396), educação profissional (2.576.293), educação de jovens e adultos (EJA) (2.391.319) e educação especial (2.076.825). A soma das matrículas supera os 47 milhões de alunos porque um mesmo aluno pode pertencer a mais de uma modalidade, como ensino médio e educação especial, por exemplo.

Em todo o país, são 179.286 estabelecimentos de ensino. O ensino fundamental é a fase que possui mais unidades, com 120.935, seguido pela educação infantil, com 114.576.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H