Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Ministro substitui Lula em ato de 1º de maio e defende permanência de Lupi

O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, defendeu a permanência do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no cargo em meio ao escândalo de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Não tem nada que desabone o ministro. Até o momento, não tem nenhum indício de envolvimento dele. Quem estiver envolvido nesse processo, será punido com o rigor da lei”, afirmou Macêdo durante evento de sindicalistas em comemoração ao Dia do Trabalhador, na zona norte de São Paulo.

Também presente no evento, o chefe do ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o governo, ao decidir pela permanência de Lupi, está criando condições para o ministro mostrar capacidade de solucionar o problema.

“Hoje tem um novo presidente do INSS, que é a instituição principal para solucionar esses problemas. Então o ministro tem em mãos todas as ferramentas e instrumentos para virar essa chave. Vai depender agora da funcionalidade, da velocidade dessas soluções”, opinou.

Marinho ressaltou que as irregularidades nos descontos associativos já ocorriam desde 2019 e que, depois que o governo do presidente Lula tomou conhecimento, as investigações se tornaram mais rigorosas.

“Quem errou tem que pagar. Os trabalhadores lesados têm que ser restituídos, portanto, toda a determinação do governo para fazer a apuração doa a quem doer. Quem tiver culpa no cartório, que pague”, declarou.

O novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, é uma etapa fundamental para o governo Lula conseguir viabilizar o plano de ressarcimento dos aposentados e pensionistas prejudicados pelo esquema de fraude nos pagamentos dos benefícios da Previdência.

O novo titular do órgão foi escolhido na quarta-feira (30) pelo presidente.

Estima-se que mais de R$ 6 bilhões possam ter sido cobrados ilegalmente por associações, sem consentimento de milhões de aposentados e pensionistas, entre 2019 e 2024.

Os dois últimos anos, segundo as investigações, foram os de maior volume de recursos movimentados pela fraude.

Lula não vai a ato de 1º de maio

Lula enviou Macêdo para representá-lo no tradicional ato do dia do trabalhador. Esta é a primeira vez que o presidente não participa do evento de 1º de maio desde que retornou ao Palácio do Planalto.

A aliados, o petista justificou não poder comparecer a mais de um evento na mesma data. Além do ato principal, na capital paulista, sindicatos planejaram festividades para trabalhadores em São Bernardo do Campo.

Nos bastidores, aliados admitiram que a ausência pode aliviar Lula de constrangimentos, como o ato esvaziado de 2024. Com um palanque cheio de políticos, a foto do evento foi marcada pelo público escasso. Na ocasião, Lula fez uma reprimenda pública ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

*Sob supervisão de Mayara da Paz

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H