Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Moradores de SP recebem alerta de terremoto no celular: “Perdi o sono”

São Paulo — Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14/2), alerta do Google para terremoto com epicentro a 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral do estado paulista. O alerta, enviado por volta de 2h20 para celulares com sistema operacional Android, indicou as magnitudes estimadas de 4,4 e 5,5.

Ainda nesta madrugada, a Defesa Civil do Estado de São Paulo esclareceu que não emitiu nenhum alerta de tremor.

Em nota, o órgão afirmou que contatou o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que garantiu que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de São Paulo.

A Defesa Civil ainda informou que não houve nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento em decorrência de algum tremor pelas equipes das Defesas Civis municipais.

Nas redes sociais, pessoas que receberam o alerta descreveram como foi a experiência. “Estou desde 2 e pouca [da manhã] sem dormir! Agora são 5:33 e perdi o sono após esse alerta aí”, escreveu um internauta.

“[Recebi em] São Vicente, eu que estou do lado do mar, não durmo mais”, escreveu uma mulher que mora na cidade do litoral paulista. “Agora eu aqui nesse horário, quase 3 da manhã, com ansiedade aguardando se vai acontecer ou não o terremoto”, comentou outro usuário das redes.

Na página oficial do mecanismo do Google, a empresa explica que o “Sistema de Alertas de Terremotos do Android” detecta terremotos ao redor do mundo e pode alertar os usuários do Android antes que o tremor comece.

 

 


Veja como funciona o sistema de alertas de terremoto do Google:

  • O Google usa uma abordagem de crowdsourcing (colaboração em massa) para detectar abalos sísmicos.
  • Todos os smartphones contêm acelerômetros minúsculos que podem perceber vibrações, o que indica que um terremoto pode estar ocorrendo.
  • Se o telefone detectar algo que acha que pode ser um terremoto, ele envia um sinal para o servidor do Google de detecção de terremotos, juntamente com uma localização aproximada de onde ocorreu o tremor.
  • O servidor então combina informações de vários telefones para determinar se um terremoto está acontecendo. Essa abordagem usa os mais de 2 bilhões de smartphones Android em uso ao redor do mundo como minissismômetros para criar a maior rede de detecção de tremores do mundo.
  • Os telefones detectam a vibração e a velocidade do tremor de um terremoto e alertam os usuários do Android nas áreas afetadas de acordo.

O Metrópoles procurou o Google para posicionamento, mas não obteve retorno.

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H