Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Moraes manda PF dar a Bolsonaro acesso integral a provas do plano de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) conceda ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais denunciados o acesso integral às provas coletadas no inquérito do plano de golpe.

A decisão é de quarta-feira (30) e o ministro deu cinco dias para que a PF possa informar o meio mais adequado para garantir o compartilhamento das informações. Após essa definição, a corporação terá mais cinco dias para disponibilizar todo o material.

“A Polícia Federal deverá manter sigilosos eventuais documentos, mídias, áudios e vídeos que contenham fatos íntimos e ligados à vida privada de todos os denunciados. Nesse caso, o juízo deverá ser comunicado e as Defesas deverão realizar requerimentos específicos”, afirmou a decisão do ministro.

A decisão atende pedido feito pelas defesas de Bolsonaro, do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e do ex-ministro Augusto Heleno.

“Imediato acesso à íntegra do conjunto probatório colhido no curso das investigações e, especialmente, ao conteúdo integral dos celulares e outras mídias apreendidas e parcialmente utilizadas pela acusação”, pediu a defesa de Bolsonaro.

As defesas têm solicitando, desde o início do processo, acesso integral aos autos que embasaram o indiciamento e a denúncia dos acusados.

O acesso integral aos autos inclui o conteúdo de celulares e computadores apreendidos durante as investigações, além de documentos físicos, registros de entrada e saída dos palácios da Alvorada e do Planalto, entre outros elementos reunidos pela Polícia Federal.

Autorização de testemunhas

Na mesma decisão, o ministro autorizou o depoimento de todas as 15 testemunhas indicadas por Bolsonaro no processo sobre um suposto plano de golpe.

Dentre os que serão ouvidos pela Primeira Turma da Corte estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes; o ex-ministro Eduardo Pazuello e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão.

Em março, o STF tornou réus Jair Bolsonaro e outros sete acusados de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.

Eles passaram a responder criminalmente por formação de organização criminosa armada, tentativa de derrubar à força o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça, além de destruição de bem tombado.

A Procuradoria-Geral da República aponta que Bolsonaro sabia da existência do plano chamado Punhal Verde Amarelo, que incluía ações para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Moraes.

A PGR também afirma que o ex-presidente tinha conhecimento da chamada “minuta do golpe”, um decreto preparado para legitimar a intervenção militar e romper a ordem constitucional.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H