Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Moraes vota para condenar mais sete réus por participação no 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga, a partir desta sexta-feira (11), mais sete réus por participação nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou a favor da condenação de todos os envolvidos (leia mais abaixo).

Entre os acusados, a Corte analisa o caso de Diovana Vieira da Costa. A ré é do Rio Grande do Sul e trabalha como balconista.

O caso chamou atenção após a Defensoria Pública da União (DPU) acusou o Supremo de cerceamento de defesa. A alegação é que Diovana queria apresentar como testemunha o motorista do ônibus que a trouxe de Porto Alegre a Brasília para os atos de 8 de janeiro, mas teve o pedido negado.

Segundo Diovana, o motorista poderia comprovar sua inocência ao afirmar que ela não participou dos atos criminosos. Apesar disso, a balconista foi presa em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, no dia 9 de janeiro de 2023, junto com cerca de 1.200 pessoas. Uma semana depois, foi liberada e hoje responde como ré.

A DPU afirmou que o relator da ação teria negado a intimação ao motorista.

Voto de Moraes

No julgamento do plenário virtual, aberto nesta sexta, Moraes negou os recursos para chamar mais testemunhas no caso balconista e disse que ela já teve essa oportunidade.

Além disso, o ministro votou pela condenação de Diovana a um ano de reclusão, 20 dias-multa calculados com base em meio salário mínimo da época dos fatos e ao pagamento de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.

A reclusão pode ser substituída por liberdade caso o condenado aceite medidas alternativas, como serviços comunitários, participação em curso sobre democracia e golpe de Estado, compromisso em não usar redes sociais pelo tempo da reclusão, suspensão de passaportes existentes e revogação de porte de arma de fogo.

Além de Diovana, o STF julga outros seis casos de pessoas envolvidas no 8 de janeiro. Assim como ela, esses réus são acusados de incitação ao crime, associação criminosa e teriam acampado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Moraes propôs a mesma pena para os sete réus e, por enquanto, apenas ele computou o voto. O julgamento ocorre no plenário virtual e irá até o dia 24.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H