Morreu neste domingo (2/3), aos 77 anos, a professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB), Maria Francisca Pinheiro Coelho. Irmã da ex-deputada federal Maria Laura (PT), a docente deixa dois filhos, Francisco e Thiago, frutos do relacionamento com o jornalista Paulo Fona, e uma neta, Melinda.
Formada em ciências sociais, Maria Francisca, conhecida como Loura, fez mestrado e doutorado pela UnB, foi presidente da Associação dos Docentes da universidade, assessora do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Desenvolvimento Social, e ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), nacional e local.
Leia também
-
Distrito Federal
Morre Sandra Soares, professora de artes da Secretaria de Educação
-
Distrito Federal
Professor tem parada cardíaca e morre na Escola de Música de Brasília
-
São Paulo
Professora morre após passar mal durante aula em igreja em Jundiaí
-
Brasil
Professora morre após comer coxinha supostamente envenenada
Militante estudantil, Loura foi presa no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiuna, em 1968. Militou na clandestinidade no grupo trotskista “Trabalho” e cumpriu pena no Presídio Feminino do estado de Ceará por dois anos.
Loura deixa uma vasta produção literária, como a biografia do seu colega de movimento estudantil na Universidade Federal do Ceará ,José Genoíno, escolhas políticas (1990), Política, Ciência e Cultura em Max Weber e diversas outras produções que contribuem para a educação.