Morreu neste domingo (18/5) o sociólogo e ativista de direitos humanos Pedro Paulo Poppovic, a0s 97 anos. Pai da apresentadora Silvia Poppovic, foi secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Na função, Poppovic liderou iniciativas como a TV Escola e a informatização das escolas públicas. O sociólogo também foi responsável pela coleção Os Pensadores, da editora Abril.
O educador foi um dos fundadores da ONG Conectas Direitos Humanos e idealizador e editor da Revista Internacional de Direitos Humanos (SUR). A entidade prestou uma homenagem a Poppovic em postagem nas redes sociais.
“Conectas se despede hoje de Pedro Paulo Poppovic, um amigo e uma inspiração. Aos 97 anos, o sociólogo e defensor dos direitos humanos faleceu hoje após uma vida de inestimável contribuição à consolidação da democracia brasileira e para a história da Conectas. Foi idealizador e editor, por muitos anos, da SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos”, afirmou a ONG na publicação.
Silvia Poppovic também foi às redes para prestar homenagem ao pai. “Nessa linda manhã de outono, meu querido pai, Pedro Paulo Poppovic, nos deixou! Aos 97 anos, viveu uma vida plena, rodeado de livros, amigos e da família que o amava e admirava demais. Vai fazer muita falta, pai! Sou muito grata pelo privilégio de ter sido sua filha”, escreveu a jornalista.