Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Motta diz que vai pautar urgência em projetos sobre fraudes no INSS

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que, na próxima semana, vai pautar a urgência de projetos de lei destinados a impedir fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A afirmação foi compartilhada nas redes sociais do parlamentar na noite desta sexta-feira (16/5).

“Seguindo e sempre respeitando o regimento da Casa, vamos analisar, reunir e votar tudo o que pode compor um Pacote Antifraude. Esse tema, que é urgência para milhões de brasileiros, é urgência para a Câmara dos Deputados”, afirmou Motta, em post nas redes sociais.


Farra revelada

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, que foi deflagrada em 23 de abril e culminou na demissão do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.


Mais de 1,3 milhão solicitaram reembolso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, na tarde desta sexta-feira (16/5), o balanço das consultas feitas por aposentados e pensionistas aos descontos feitos no benefício. Desde quarta (14/5), é possível checar se houve desconto e, caso não o reconheça, solicitar o ressarcimento.

Até as 17h desta sexta, 1.345.817 beneficiários já haviam solicitado o reembolso de valores descontados de forma irregular por entidades associativas. Quase 25 mil pessoas confirmaram que autorizaram os descontos feitos.

6 imagens

Polícia Federal deflagrou operação por fraudes no INSS

1 de 6

PF fez buscas durante operação Sem Desconto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

2 de 6

Polícia Federal deflagrou operação por fraudes no INSS

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

3 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

4 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

5 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

6 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A maior parte dos acessos foi feita pelo aplicativo ou site Meu INSS (92,4% do total). Apenas 7,6% dos beneficiários usaram a Central 135 para realizar a consulta.

De acordo com o INSS, mais de 5,9 milhões de aposentados e pensionistas já acessaram o recurso de consultar os descontos pelo aplicativo Meu INSS.

Até o momento, 41 entidades já foram alvo de contestação. Elas terão até 15 dias úteis para apresentar a comprovação dos descontos não reconhecidos pelos aposentados e pensionistas ou realizar o pagamento do valor devido, corrigido pela inflação.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H