A coluna Fábia Oliveira descobriu que a Justiça do Estado do Ceará decidiu denunciar um homem e uma mulher por episódio racista contra Jojo Todynho. Os fatos aconteceram em 2023.
Entenda a história
O Ministério Público apresentou, em janeiro deste ano, uma denúncia contra Vanusia Maria de Souza do Nascimento e Fábio Fernando Barroso Mendes. Ambos são acusados de praticar o crime de injúria racial. Segundo o documento ao qual a coluna teve acesso, os fatos aconteceram em uma feirinha em Fortaleza.
Na ocasião, Vanusia ofereceu um produto à famosa em troca de publicidade. Jojo teria recusado a proposta cordialmente. Na sequência, a ré teria dito: “Preto é tudo arrogante”. Ainda de acordo com o documento, Jojo Todynho chegou a confrontar a denunciada que, em resposta, a teria ofendido novamente com outros termos.

Cantora Jojo Todynho
Reprodução
Cantora Jojo Todynho
Instagram/Reprodução
Cantora Jojo Todynho
Instagram/Reprodução
Jojo Todynho
Reprodução
Jojo Todynho
Reprodução
Cantora Jojo Todynho
Reprodução
Jojo Todynho
Reprodução
Outro réu
O ocorrido chegou a repercutir nas redes sociais, uma vez que pessoas que estavam em volta gravaram vídeos do momento. Esse, caro leitor, é o momento em que surge no processo outra figura até então não sabida pelo público: o segundo réu, Fábio Fernando.
Fábio comentou em um vídeo do episódio em um perfil no Instagram. O homem nega qualquer teor racista em seu comentário, mas o MP discordou e, com base na investigação criminal, decidiu denuncia-lo também por injúria racial.
O Ministério Público do Estado foi contrário à concessão de qualquer benefício para os réus. O órgão ministerial destacou que as condutas são graves e não merecem ser abrandadas ou relativizadas.
Denúncia recebida pelo juiz
A denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi recebida pelo juiz em fevereiro. A coluna soube, ainda, que Jojo Todynho estará presente na ação judicial, ainda que a acusação seja conduzida, pela natureza dos fatos, pelo Ministério Público.
A influenciadora foi aceita e habilitada pelo juiz para atuar no caso como assistente de acusação do MP. Como sugere o nome, Jojo auxiliará a atuação da acusação, enquanto vítima, na busca pela condenação de Vanusia e Fábio.
Os agora réus já haviam negado os fatos em sede policial quando a investigação foi aberta. Agora, uma audiência de instrução e julgamento ocorrerá nos próximos meses. Testemunhas de acusação e defesa serão ouvidas no encontro. Jojo Todynho também participará.
A coluna Fabia Oliveira rechaça toda e qualquer forma de preconceito e destaca que racismo e injúria racial são crimes inafiançáveis e imprescritíveis. Se você for uma vítima, uma denúncia pode ser feita junto à Polícia Civil, o Ministério Público ou através do Disque 100. Denuncie!