Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

MPSP investiga acidente que matou peixes e pintou animais de azul

São Paulo – O acidente que deixou o Córrego das Tulipas, em Jundiaí, no interior de São Paulo, azul após cerca de 2 mil litros de corante terem sido derramados na água vai ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo. O incidente aconteceu nessa terça-feira (13/5).

Em nota enviada nesta quinta-feira (15), a Promotoria de Justiça de Jundiaí informou que foi instaurado inquérito civil, determinando requisição de inquérito policial e de informações ao município e à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O inquérito quer apurar a dinâmica do acidente, os responsáveis pelo derramamento do corante, a contaminação da água, os prejuízos para a fauna e a extensão do dano, além das medidas a serem adotadas para reparação.

Segundo a nota, recentemente, outros acidentes semelhantes ocorreram no local.

A Associação Mata Ciliar, que resgatou 4 dos animais que apresentaram coloração azulada após o acidente informou ao Metrópoles que eles receberam carvão ativado para minimizar os efeitos de uma possível intoxicação e estão passando por diversos banhos diários, com água morna e detergente neutro, para remoção do corante das penas.

Diluição da água

Na quarta-feira (14), a Cetesb iniciou o processo de diluição do corante que foi derramado no Córrego das Tulipas após o acidente. Técnicos da agência ambiental do município também realizaram coletas em toda a abrangência do lago. Por volta das 14h, os resultados obtidos apresentavam PH e OD (oxigênio dissolvido) dentro dos parâmetros normais.

Os patos e gansos que estavam no córrego no momento do acidente apresentaram coloração azulada. A veterinária Vânia Plaza Nunes, que também é vice-presidente do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), contou ao Metrópoles que ao menos 8 ou 9 patos e gansos e 11 capivaras, sendo a maioria filhotes, foram impactados pelo acidente. Mais de uma centena de peixes, de espécies diferentes, morreram.

Veja:

9 imagens

1 de 9

GRAD

2 de 9

GRAD

3 de 9

GRAD

4 de 9

GRAD

5 de 9

GRAD

6 de 9

GRAD

7 de 9

GRAD

8 de 9

GRAD

9 de 9

GRAD

Segundo o GRAD, o corante continha Tecron, uma substância altamente tóxica e persistente. Vânia explicou que o conteúdo vinha de uma indústria que faz tinta para pintar caixas de ovo.


O que se sabe:

  • O caminhão transportava cerca de 2 mil litros do corante.
  • Patos, gansos, capivaras e peixes foram afetados pelo acidente.
  • Quatro animais foram recolhidos pela equipe da Mata Ciliar, estão recebendo carvão ativado e sendo mantidos em observação.
  • Equipes do GRAD também foram ao local do acidente para resgatar mais animais.

Além da Cetesb e do GRAD, equipes da Defesa Civil, da Divisão Florestal da Guarda Municipal, da ONG Mata Ciliar e do DEBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) atuaram na ocorrência.

A Prefeitura de Jundiaí informou que avaliações ambientais estão em andamento para mensurar os impactos causados e embasar a responsabilização da empresa envolvida.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H