A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu uma mulher de 54 anos suspeita de crime de maus-tratos contra quatro cachorros da raça shih tzu, na Candangolândia, na noite de segunda-feira (24/2).
Segundo testemunhas, a criminosa estava com tornozeleira eletrônica e chutou um dos cães no focinho.
Veja:


Mulher com tornozeleira é presa por suspeita de maus-tratos
Material cedido ao Metrópoles
Segundo testemunhas, ela teria chutado um dos cachorros no focinho
Material cedido ao Metrópoles
Quatro cães foram resgatados pela PMDF
Material cedido ao Metrópoles
Os cachorros estão em recuperação
Material cedido ao Metrópoles
Após denúncia, policiais do 25º Batalhão (BPM) se deslocaram até uma residência na QR 0A, Conjunto VC. Com autorização da moradora, a suspeita com tornozeleira eletrônica, a equipe policial entrou no imóvel e encontrou um ambiente insalubre.
“Ao chegar ao local, a gente se deparou uma casa desorganizada, suja, com um odor terrível. Um dos cachorros estava muito machucado. Estava ferido em uma das patas, peito e pescoço. Estava muito machucado mesmo”, disse o primeiro-sargento F. Silva.
Segundo os policiais, os cães eram mantidos trancados em um quarto, sendo que dois deles apresentavam ferimentos graves, com necroses nas patas, olhos e em outras partes do corpo. De acordo com relatos de testemunhas, os cães seriam mantidos para reprodução.
“Tenho um cachorro. Para mim, é uma cena muito triste. O papel da PMDF é proteger a família. E, gostem ou não, os cães fazem hoje parte das famílias. E a lei prevê consequências para maus-tratos e abandono. Já dizia Rui Barbosa: ‘Fora da lei não há salvação’”, afirmou o sargento.
Autuação
Diante da situação, foi solicitado apoio da administração regional da Candangolândia e de protetores de animais. A suspeita foi conduzida para a 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul).
A mulher foi autuada por maus-tratos a animais. A PMDF não divulgou o nome da suspeita. O Metrópoles apurou que o primeiro nome dela é Solange.
O caso segue sob investigação. A protetora de animais a advogada Ana Paula Vasconcelos acolheu os cachorros e encaminhou os animais para tratamento veterinário. “Dois estavam bem machucados, os demais estavam razoavelmente bem”, comentou.
Denúncias podem ser feitas pelo número 190 ou pelo Disque-Denúncia (197).