Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Mulheres policiais aposentadas mais cedo: veja como está placar no STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou em favor da redução da idade mínima exigida para a aposentadoria de mulheres policiais civis e federais. O voto foi declarado por Mendes nesta sexta-feira (11/4).

A ação direta de institucionalidade (ADI) 7.727, ajuizada pela Associação dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Adepol-DF), já conta com votos favoráveis do relator, ministro Flávio Dino; e dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. O placar está 3 a 0.

A idade mínima para aposentadoria era de 55 anos tanto para homens quanto para mulheres. A ADI pede que policiais do sexo feminino possam se aposentar três anos antes, aos 52.

Em nota, a Adepol-DF afirma que seguirá realizando audiências com os ministros do STF para “reforçar a relevância da causa”. “Já foram realizados despachos com os Gabinetes dos Ministros André Mendonça, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Nunes Marques, e novas agendas seguem em andamento”, informa a entidade.

“Seguiremos atentos e engajados em cada etapa desse julgamento.”

“Discriminação injusta”

Em outubro de 2024, o ministro Flávio Dino suspendeu o trecho específico da reforma da Previdência que igualava a idade para aposentadoria de policiais homens e mulheres.

O ministro considerou que a reforma de 2019 cometeu “discriminação injusta” ao igualar a idade para aposentadoria de ambos os sexos nas carreiras de policiais civis e federais.

Até que o texto seja redigido, aprovado nas Casas Legislativas e sancionado pelo presidente da República, fica aplicada regra geral de três anos de redução para todos os prazos que se refiram a mulheres policiais civis e federais. “Todos os critérios de aposentadoria da Constituição, desde 1988 até a última emenda da Reforma Previdenciária (Emenda 103), sempre realizaram diferenciações entre homens e mulheres”, argumentou Dino.

Ao atender pedido feito pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Dino suspendeu a eficácia das expressões “para ambos os sexos” e determinou: “Aplicar-se-á, por simetria, até que o novel regramento constitucional entre em vigor, a diferenciação contida no art. 40, III, da Lei Maior, na redação dada pela EC nº 103/2019, ou seja, a “regra geral” de três anos de redução para todos os prazos que se refiram a mulheres policiais civis e federais”, disse o ministro na decisão.



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H