Você já pensou no que aconteceria se as florestas sumissem de repente do planeta? Com o ritmo atual de desmatamento ganhando cada vez mais força, o desaparecimento das grandes vegetações pode se tornar realidade no futuro.
As florestas não se resumem apenas a grandes conjuntos de árvores. Na verdade, elas formam ecossistemas complexos que garantem água, um clima equilibrado e vida em abundância. Um hipotético sumiço causaria prejuízos catastróficos, colocando em jogo até a sobrevivência da própria humanidade.
“Sem as florestas, a Terra continuaria existindo fisicamente, mas a vida, como conhecemos, seria profundamente afetada. A extinção resultaria em desequilíbrios ecológicos tão grandes que a sobrevivência de muitas espécies, inclusive a humana, estaria em risco. As florestas são peças-chave no funcionamento do planeta, e sua ausência tornaria o nosso planeta um ambiente hostil”, explica a professora de biologia Aline Costa Botelho, da escola Maple Bear, em Brasília.
Impactos na vida humana e animal
As florestas cumprem um papel muito importante na climatização do planeta, funcionando quase como um ar-condicionado natural. No Brasil, um grande exemplo disso é a Amazônia. As grandes vegetações absorvem o gás carbônico, principal responsável pelo efeito estufa, e liberam oxigênio.
Elas também regulam a umidade do ar por meio da evapotranspiração, mantendo as chuvas regulares e as temperaturas mais amenas. Sem a presença de florestas, o aquecimento global se intensificaria mundialmente.
Leia também
-
Ciência
Ritmo de adaptação das florestas é lento para conter crise climática
-
Brasil
Queimadas: fogo cresce mais em florestas do que em outras vegetações
-
Brasil
Brasil perdeu 15% das florestas naturais em 38 anos; veja mapas
-
Brasil
Queimadas em florestas da Amazônia tiveram aumento de 123% em 2023
Como mais da metade das espécies conhecidas vive nas florestas, o desaparecimento desses habitats resultaria na extinção em massa de diversos animais, atrapalhando cadeias alimentares e reduzindo a variabilidade biológica da Terra. Plantas utilizadas na medicina, insetos polinizadores essenciais para a agricultura e até predadores que controlam pragas desapareceriam, impactando diretamente a vida humana.
“O clima seria alterado em curto prazo, as pesquisas científicas ficariam comprometidas, entre outros. Seria devastador. Eu não acredito na vida na Terra sem a presença desses biomas”, afirma a professora de ciências e biologia Mayara Faleiro, do Colégio Católica Brasília.
Sem as florestas, faltaria água potável, os alimentos ficariam mais caros e doenças se espalhariam com mais facilidade. Áreas que dependem de rios alimentados pelas florestas secariam, afetando a produção agrícola e a geração de energia. Comunidades indígenas e ribeirinhas, que vivem em harmonia com a natureza, seriam as primeiras a sentir os efeitos.
Como evitar a catástrofe de um mundo sem florestas
A preservação florestal é um tema muito importante para a continuidade da vida como um todo. Atitudes responsáveis tomadas pela população e também pelo poder público podem proteger a todos dessa possível catástrofe.
Entre as principais ações estão:
- Reduzir o consumo de produtos ligados ao desmatamento;
- Apoiar iniciativas de reflorestamento;
- Valorizar e proteger comunidades tradicionais;
- Exigir leis ambientais mais rigorosas;
- Incentivar a educação ambiental nas escolas e nos meios de comunicação.
“Apesar de avanços em políticas de conservação, ainda há muito a ser feito. O desmatamento continua em ritmo preocupante, impulsionado por atividades ilegais, expansão agropecuária e urbanização desordenada. A conscientização tem crescido, mas a ação prática ainda é tímida diante da gravidade do problema. Precisamos de compromissos mais firmes e mudanças reais”, alerta Aline.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!