Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 5 de maio, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), preparou uma programação recheada e gratuita para este sábado (3).
Saraus, mesas literárias, performances, exibição de filmes e feiras de livro e de gastronomia vão se espalhar pelo Auditório e Pátio B do Museu, o Saguão Central da Estação da Luz e o Parque Jardim da Luz.
As atividades no Museu da Língua Portuguesa vão acontecer das 10h às 19h. Apenas para o show de encerramento da cantora Ana Frango Elétrico, às 19h, será necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência, na bilheteria no Pátio A.
Ana foi indicada ao Grammy Latino e assina a curadoria musical do evento. Outra curadora é a escritora Luiza Romão, responsável pela programação de literatura. Luiza é autora do livro de poemas “Também guardamos pedras aqui”, vencedor do Prêmio Jabuti 2022.
A programação faz parte da Temporada 2025 do Museu, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Programação principal:
- 10h – Abertura e Show de Zola Star (Saguão Central da Estação da Luz)
- 10h às 12h – Literatura – Caminhada Poética com Estúdio Ceda el Paso e Blenda Souto Maior (Pátio B)
- 11h às 12h30 – Literatura – Mesa “Língua de sonho, língua de metais”, com Prisca Agustoni e Hanna Limulja e mediação de André Gravatá (Parque Jardim da Luz)
- 12h30 às 14h e das 15h30 às 17h – Cinema – “A diversidade de falares, sotaques e ritmos da língua portuguesa em curtas-metragens” (Parque Jardim da Luz)
- 13h às 14h – Literatura – Sarau no Museu, com Jéssica Areias, Abubacar Banora e Mel
- 14h – Música – Dadá Joãozinho e Vitor Milagres (Saguão Central da Estação da Luz)
- 14h às 15h30 – Literatura – Mesa “Com a língua, contra a língua”, com Abigail Campos Leal e Patrícia Lino, mediação de Paloma Franca Amorim (Parque Jardim da Luz)
- 16h – Performance – Rádio Cósmika Mêike Ras Fã apresenta Galáxia Lusófona, com Lirinha (Saguão Central da Estação da Luz)
- 17h – Performance – “Apupú: onde os corpos vibram”, com Natasha Felix, Joss Dee, Joca e Juliane Gamboa (Pátio B)
- 19h – Música – Ana Frango Elétrico (Auditório e Praça da Língua)
E mais:
- 10h às 17h – Literatura – Feira de publicações (Pátio B): cerca de 20 editoras e livrarias, com catálogos que representam a língua portuguesa no Brasil e em outros territórios, vão expor suas publicações. A feira é organizada pela editora Lote 42, idealizadora da Miolo(s) e Printa-feira, entre outros eventos de arte gráfica autoral e independente.
- 10h às 17h – Gastronomia – Feira gastronômica (Pátio B e Calçada do Museu): profissionais da área da gastronomia do território da Luz, onde o Museu está localizado, vão vender comidas e bebidas. O objetivo é fortalecer a economia da região.
SERVIÇO
Dia Mundial da Língua Portuguesa
Dia 3 de maio (sábado), das 10h às 19h
Museu da Língua Portuguesa, Saguão Central da Estação da Luz e Parque Jardim da Luz (Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo)
Grátis