Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

“Não tenho como intervir“, disse Lupi em 2023 sobre descontos indevidos

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi alertado em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, em abril de 2023, sobre o aumento de descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por entidades e associações sindicais.

Ainda na primeira meia hora de uma sessão que durou quase três horas, o deputado Evair de Mello (PP-ES) disse ao ministro que havia “inúmeras reclamações” de aposentados e pensionistas sobre descontos em seus benefícios “sem que eles tenham autorizado”.

“Muitos nem perceberam que esse desconto indevido está sendo feito”, cobrou o deputado. Ele questionou Lupi, então, sobre possíveis punições aos responsáveis pelos descontos e se o ministério ou o INSS tinha uma lista das entidades sindicais com mais reclamações.

O ministro reconheceu que “muitos fraudam esses descontos” e afirmou que o sistema “tem suas imperfeições”, mas se esquivou da responsabilidade: “Eu não tenho como intervir nesse processo de autorização”.

De acordo com ele, o desconto médio era de R$ 30 a R$ 70 por beneficiário, e havia duas formas de aposentados e pensionistas suspenderem cobranças indevidas: pelo serviço digital Meu INSS ou pelo telefone 135 (canal de atendimento telefônico do instituto).

“A autorização é pessoal e intransferível. É como se fosse um processo de filiação partidária. Cada um faz a sua. E tem a autonomia dos sindicatos e das associações nas suas representações”, afirmou o ministro, no dia 26 de abril de 2023.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H