A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) fez um registro impressionante de um jato supersônico nos Estados Unidos quebrando a barreira do som (foto em destaque). A aeronave é da empresa Boom Supersonic, que pretende ser a primeira a lançar um jato supersônico desde o Concorde.
As imagens foram feitas por equipamentos da Nasa em 10 de fevereiro, quando a aeronave XB-1 fez o primeiro voo, e divulgadas pela empresa Boom Supersonic nessa segunda-feira (3/2).
Leia também
-
Ciência
Supercomputador da Nasa revela região desconhecida no Sistema Solar
-
Ciência
Big Bang: Nasa investigará o que aconteceu no universo após explosão
-
Ciência
YR4: Nasa atualiza cálculo sobre risco de impacto do asteroide. Veja
-
Mundo
Sonda da Nasa segue “operacional” após aproximação recorde do Sol
A agência usou equipes em terra para realizar a chamada “fotografia de Schlieren”, técnica capaz de captar o fluxo de massas de ar não visíveis a olho nu.
Segundo a empresa, foi confirmado “que nenhum estrondo sônico atingiu o solo durante os voos supersônicos do demonstrador XB-1”.
“Esta imagem torna o invisível visível — o primeiro jato supersônico civil dos Estados Unidos quebrando a barreira do som. Graças ao voo excepcional do Geppetto e à nossa parceria com a Nasa, conseguimos capturar esta imagem icônica”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.
Avião com velocidade de 1,8 mil km/h
A Boom Supersonic vem anunciando, desde 2022, planos para lançar um avião supersônico capaz de transportar até 80 passageiros a uma velocidade de 1,8 mil quilômetros por hora, mais rápido do que o som e cerca de duas vezes mais rápido do que a velocidade média dos aviões comerciais comuns, o chamado Overture.
Segundo a empresa, a nova aeronave reduzirá em até metade o tempo das viagens intercontinentais. A exemplo do voo de Miami a Londres, que atualmente dura cerca de 10 horas, viria a ser feito em apenas cinco.
A aeronave ainda está sendo desenvolvida, mas conta com 130 encomendas de companhias como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.