Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Nigeriano usa foto de Izalci para vender anel: “Sou mestre illuminati”

Com discurso fantasioso e recheado de detalhes sobre uma suposta sociedade secreta antiquíssima, um estelionatário decidiu usar um celular com prefixo da Nigéria para aplicar golpes no Distrito Federal. Simulando ser um “mestre illuminati”, o picareta estampou a foto do senador Izalci Lucas (PL) no perfil do WhatsApp e em uma “carteira secreta” sem saber, naturalmente, que o político é muito conhecido na capital da república. Ao tomar conhecimento pela coluna Na Mira sobre o golpe, o senador registrou ocorrência na Polícia do Senado.

Leia também
  • Na Mira

    Golpista do DF enganou mais de 40 senadores e deputados via WhatsApp

Nas mensagens enviadas aleatoriamente para pessoas que vivem no DF, o estelionatário faz um convite rápido e direto para o “escolhido” a integrar a irmandade, que remete a uma sociedade secreta que existiu entre 1776 e 1785, na antiga Baviera, atual Alemanha. Os illuminati, até os dias atuais, alimentam teorias de conspiração, incluindo alegações de que se trataria de uma organização global secreta e misteriosa, cuja intenção seria dominar o mundo.

“Sou o lorde mestre da irmandade Illuminati. Um agente daquela organização te enviou para mim dizendo que você quer se juntar à irmandade no Departamento de Distribuição dos Illuminati. Como você deve ter visto, milhares de cidadãos em todo o mundo escolhe [sic] se tornar parte da nossa unidade global”, diz o golpista nas mensagens. Com frases prontas, a impressão é que estelionatário usa páginas de tradução simultânea para escrever em português.

Veja as mensagens do “Mestre Illuminati” que usa a foto do senador Izalci Lucas:

6 imagensFechar modal.1 de 6

Reprodução2 de 6

Reprodução3 de 6

Reprodução4 de 6

Reprodução5 de 6

Reprodução6 de 6

 

Venda de “joias”

Após uma longa aula de história sobre a suposta trajetória da sociedade secreta, o nigeriano tenta dar a cartada para arrancar dinheiro das vítimas. O objetivo é vender “joias” expostas em uma espécie de loja virtual. As peças seriam especiais e um “illuminati” poderia ostentá-las. “Todos mostram sua lealdade usando um colar chamado Talismã dos illuminati. Este pingente é feito em uma variedade de metais e mostra o símbolo dos illuminati: a pirâmide, o olho e o círculo eterno”, diz o golpista.

Curiosamente, Izalci Lucas apresentou, em 2021, projeto de Lei para agravar penas como invasão de dispositivo, furto qualificado e estelionato ocorridos em meio digital, conectado ou não à internet. O texto acabou publicado no Diário Oficial da União e sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Conforme a nova redação do Código, o crime de invasão de dispositivo informático passou a ser punido com reclusão, de um a quatro anos, e multa, aumentando a pena de um terço a dois terços se a invasão resultar em prejuízo econômico. Antes, a pena aplicável era de detenção de três meses a um ano e multa.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H