Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Nísia Trindade recebe duas propostas de emprego; saiba quais

A ex-ministra da Saúde Nísia Trindade, que é servidora concursada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já tem duas propostas de emprego dois meses após deixar o Ministério da Saúde. Segundo a coluna apurou, a socióloga recebeu ofertas da farmacêutica EMS e da empresa de biotecnologia Biomm.

A Biomm confirmou ter convidado a ex-titular da pasta para ser consultora técnica da empresa “devido a sua longa expertise no setor de saúde, especialmente em biotecnologia”. Ainda não há detalhes sobre as funções que Nísia desempenharia se aceitasse o cargo na EMS.

A ex-ministra disse à coluna que a decisão será tomada “no tempo oportuno”. Ambas as empresas são nacionais. Por ora, Nísia cumpre período de quarentena remunerada e está impedida de atuar nas entidades privadas.

Um dos membros do Conselho de Administração da Biomm é Walfrido Mares Guia, ex-ministro de Relações Institucionais (2007) e do Turismo (2003-2007) durante os dois primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O empresário esteve presente na última entrevista à imprensa de Nísia enquanto ministra, num evento de balanço da gestão.

Walfrido Mares Guia, Nísia Trindade e Lula em inauguração de fábrica de insulina

Não é de hoje que a empresa tem relações com o governo. Lula e Nísia inauguraram uma fábrica de insulina, com planta da Biomm, em Nova Lima (MG), em abril de 2024. Trata-se da primeira unidade a produzir o medicamento após duas décadas.

Com a EMS, não seria diferente. O presidente participou da inauguração da fábrica de polipeptídeo sintético da empresa, em Hortolândia (SP). A unidade, integrante do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), visa produzir as moléculas de liraglutida e semaglutida (que tem nome comercial de Ozempic), destinadas ao tratamento de obesidade e diabetes, para vender no Brasil, além de exportar.

A quarentena de Nísia

Como a coluna revelou, a ex-titular da pasta ganhou quarentena remunerada por decisão da Comissão de Ética Pública (CEP) na última segunda-feira (28/4). Na prática, a medida significa que Nísia receberá salário de R$ 44.008,52 – valor igual ao obtido mensalmente como ministra – por seis meses. O gasto total alcançará R$ 265 mil.

A CEP, legalmente, concede quarentena a funcionários de alto escalão que deixam o governo e que têm planos de trabalhar em empresas privadas. O objetivo é evitar conflitos de interesses na chamada porta giratória.

O que afirma Nísia Trindade

Leia a íntegra da nota:

“A ministra vem recebendo convites de diferentes empresas, entidades e organizações, o que atesta o reconhecimento pelo seu trabalho. Avaliará os convites e, de acordo com a legislação, encaminhará ao Conselho de Ética consultas quando puderem implicar conflito de interesses. Em relação à decisão sobre participação como conselheira científica ou consultora de empresas do setor farmacêutico, será tomada no tempo oportuno”.

O que diz a Biomm

Leia a íntegra da nota:

“A companhia confirma que convidou a ex-ministra Nísia Trindade Lima para ser consultora técnica, devido a sua longa expertise no setor de saúde, especialmente em biotecnologia. Mestre em Ciência Política e Doutora em Sociologia, Nísia consolidou a sua trajetória na Fiocruz, a qual presidiu de 2017 a 2027, e é uma pesquisadora reconhecida internacionalmente, portanto, poderá contribuir para fortalecer ainda mais a estratégia da empresa. O convite respeita as exigências legais relacionadas à “quarentena” de ex-ocupantes de cargos públicos e será avaliado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.”

Questionada, a EMS não se manifestou.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H