Depois de encerrar a produção da Frontier na Argentina, a Nissan agora está encerrando oficialmente o projeto da nova picape intermediária baseada na Renault Niagara. O projeto não agradava a alta cúpula da divisão sul americana da montadora, que agora busca outras alternativas para substituí-lo.
“Nunca fiquei muito entusiasmado com esse projeto. Conheço os bastidores de tudo o que o projeto envolveu. Portanto, não estamos mais considerando esse projeto. Vamos analisar nossas projeções do volume que se esperava cobrir e como cobri-lo com outros modelos”, declarou Ricardo Flammini, presidente da Nissan Argentina.
A picape em questão seria um projeto da Renault, baseado no conceito Niagara, mas recebendo um design próprio da Nissan. Apresentado em 2023, o projeto tinha previsão de lançamento por volta de 2026, podendo chegar ao Brasil até 2027 para concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana.
A produção, porém, ficaria a cargo da Renault, na fábrica de Córdoba, na Argentina. A francesa seria a responsável pela montagem dos dois modelos, o seu próprio (Niagara) e o da Nissan. Uma parceria semelhante à que as duas marcas já têm para a montagem de Frontier e Alaskan, que até pouco tempo eram produzidas na planta da Nissan em Santa Isabel, também no país vizinho. Com a mudança, as duas picapes passarão a serem produzidas no México.
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Com o fim da produção da Frontier e a desistência no projeto de uma picape intermediária, a Nissan encerrou uma história de seis anos de produção na Argentina e passará a atuar como importadora. Até o momento, a montadora não anunciou o que fará com as linhas de produção em Santa Isabel.
Mesmo com a desistência da Nissan, a Renault segue firme no projeto e não altera a previsão de lançar sua picape intermediária — e substituta da Oroch — nos próximos anos. Além dela, a montadora também tem projetos de iniciar a produção da nova geração do Kangoo, na mesma fábrica de Córdoba.