Depois de muitos flagras misteriosos nas ruas e estradas brasileiras, enfim, o novo Nissan Kicks está oficialmente anunciado. Mas ainda não para o seu lançamento. Nesta semana, a Nissan dá início à produção das unidades pré-série, em sua fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelos chefes da divisão sul americana da marca, na própria planta.
Para receber o novo Kicks, a planta de Resende recebeu 98 novos robôs. Também chegaram 29 AGVs, veículos para transporte de peças pela linha de produção. Ao todo, a capacidade de produção da fábrica chega a 32 carros por hora. Mas do novo modelo, serão feitas até duas unidades pré-séries por dia.
Tudo isso faz parte do investimento de 2,8 bilhões de reais anunciado anteriormente pela Nissan, que também incluirão um futuro SUV. Esse novo modelo não anunciados terá prospecções mais altas, como a exportação para mais de 20 países na América Latina.
Para o novo Kicks, a prospecção continuar o crescimento dentro do território nacional. O Kicks play quebrou recorde de vendas no ano passado, atingindo a marca de 60.457 unidades, o maior número desde seu lançamento em 2016.
Compartilhe essa matéria via:
Olhando para um parâmetro geral, a Nissan vendeu 35% mais carros em 2023 em relação a 2022, totalizando 72.548 unidades. De 2023 para 2024, o aumento nas vendas foi de %, chegando ao montante de 87.441.
A segunda geração do Kicks chegará para manter os bons números. Como informaram o presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzabal, e o presidente da Nissan América Latina, Guy Rodríguez, a intenção é utilizar toda a capacidade produtiva da planta de Resende, que é de 32 veículos por hora. Atualmente, a fábrica trabalha com uma capacidade de 24 unidade por hora.
Sobre o público alvo, o novo Kicks entra como um atrativo para os clientes que já conhecem a marca, sejam eles donos do antigo Kicks, Versa ou Sentra. Mas também há a expectativa de cativar novos compradores, que procuram por SUVs com um porte maior que o do Kicks Play e mais tecnologia.
O que sabemos até agora sobre o novo Kicks?
Embora já possamos ver todos os detalhes estéticos do novo Kicks, a Nissan ainda não entregou muitos detalhes sobre como será o modelo no Brasil.
Entre os mais esperados, está o novo motor. O mais provável é que ele utilize um novo 1.0 turbo, diferente do que vimos no Renault Kardian. Esse propulsor é da mesma família do antigo 1.0 aspirado do March. QUATRO RODAS apurou que algo em torno de 118 cv e 20,4 kgfm, o que não é muito mais do que 1.6 aspirado atual, de 113 cv e 15,3 kgfm.

Do Kardian, ao que tudo indica, o Kicks emprestará o câmbio DCT de seis marchas, que substituirá o CVT do Kicks Play e outros modelos da Nissan. Aliás, toda a linha será automática, não restando nenhum modelo manual na linha de SUVs da Nissan.
Trata-se também de um conjunto diferente do modelo Mexicano, que utiliza motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 142 cv e 19,3 kgfm, com câmbio CVT. Outra diferença citada pelos executivos está na estrutura do carro, uma vez que o modelo nacional usará ligas de metal mais leves em sua construção.

De acordo com a nossa apuração, o novo Kicks terá quatro versões: Sense, Exclusive, Advance e Platinum. Desde a mais básica, ele terá airbags laterais, piloto automático adaptativo e frenagem de emergência para obstáculos fixos e móveis, mas sem detecção de pedestres e ciclistas.
Esses itens chegam como um diferencial para seus principais rivais, como o VW T-Cross, e os SUVs da Jeep, conforme citou o presidente da Nissan Brasil.
Por fim, sabemos também o tamanho. Embora ainda seja um SUV compacto, o novo Kicks é um pouco maior que sua geração anterior. São 4,37 m de comprimento (contra 4,31 m do Kick Play), 1,80 m de largura (1,76 m), 1,63 m de altura (1,61 m) e 2,66 m de entre-eixos (2,62 m). Diante disso, o espaço interno cresceu. E o porta- malas passou de 674 litros para 850 l, pelo método SAE.