Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

No Senado, Fávaro reforça que foco de gripe aviária no RS foi contido

O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro compareceu, nesta terça-feira (27/5), à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. Ele prestou esclarecimentos sobre as ações da pasta para o enfrentamento da gripe aviária no país.

“Apesar de nós estarmos no quinto dia útil depois da desinfecção total da granja e 15 dias do aparecimento do foco, eu posso assegurar, com muita tranquilidade, que o foco de Montenegro (RS) está contido”, disse Fávaro.

De acordo com o ministro, outros casos de mortalidade teriam sido registrados se a doença tivesse “escapado” para outra região do país, “pela rapidez na propagação e pela letalidade do vírus”.

Leia também
  • Brasil

    Fávaro discorda de Marina e elogia PL do licenciamento ambiental. Veja
  • Brasil

    Gripe aviária: Fávaro e Leite saem de reunião sem definir “marco zero”
  • Brasil

    Fávaro: Brasil tem sistema sanitário “robusto”, mas pode melhorar
  • Brasil

    Gripe aviária: Fávaro se manifesta sobre compensação a produtores

Fávaro explicou que a amplitude sanitária foi de 56 dias, considerando 28 dias antes da identificação dos casos e 28 dias depois. “Passando os 28 dias deste período que é incubatório do vírus, nós vamos de novo proclamar, anunciar o Brasil livre de gripe aviária”, destacou.

Ele também pontuou que não há risco de contaminação de pessoas, e que a população pode continuar consumindo frangos e ovos. “[A restrição de exportação] não é pelo consumo, é pelo risco de proliferação da doença em granjas comerciais”, afirmou.

O titular do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ressaltou que atualmente 24 países fecharam a compra total de produtos brasileiros, 13 fecharam apenas do Rio Grande do Sul e alguns restringiram para apenas um raio de 10 quilômetros do foco em Montenegro, como o Japão. Mais de 120 mercados exteriores continuam totalmente abertos ao Brasil, de acordo com Fávaro.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H