O Parque Nacional (Parna) de Brasília, também conhecido como Água Mineral, terá um evento especial neste sábado (15/2), para inauguração de um novo trecho da trilha Arco Brasília e reabertura dos trajetos do circuito Cristal Água.
Com 21 km de extensão, agora o Arco Brasília conectará a unidade de conservação ao sistema de trilhas da Floresta Nacional (Flona) de Brasília, com ampliação das opções de atividades para os amantes de atividades na natureza.
No caso do circuito Cristal Água, a Trilha Mutum será reinaugurada, com percurso de 18 km. O circuito também inclui caminhos como as trilhas João de Barro (5 km), Arara-Canindé (10 km) e Seriema (15 km), todas sinalizadas por cores para facilitar o acesso e o deslocamento.
Leia também
-
Distrito Federal
Bombeiros fazem rescaldo em dois pontos do Parque Nacional de Brasília
-
Distrito Federal
Exército vai atuar contra fogo que destrói Parque Nacional de Brasília
-
Na Mira
PF abre inquérito para investigar fogo no Parque Nacional de Brasília
-
Distrito Federal
DF fica coberto por fumaça de incêndio no Parque Nacional de Brasília
O projeto de ampliação do Arco Brasília resulta da colaboração entre as gestões do Parna e da Flona de Brasília com a da Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (APA) – inclusive por meio da equipe de marcenaria. A iniciativa contou com o apoio de voluntários e do Movimento de Apoio ao Caminhos do Planalto Central (CPC).
Chefe do Parque Nacional de Brasília, Larissa Diehl destacou a importância da visitação para a conservação ambiental. “Trazer a sociedade para apoiar a sinalização e a implementação de novas trilhas faz com que tenhamos aliados na preservação do meio ambiente”, afirmou.
Veja fotos das trilhas:



ICMBio/Reprodução
ICMBio/Reprodução
ICMBio/Reprodução
Programação especial
A reinauguração das trilhas e a abertura do Arco Brasília vão começar às 7h30, no Centro de Visitantes do parque nacional, com um café da manhã colaborativo. Assim, os participantes deverão levar alimentos, bebidas e utensílios necessários à refeição.
O evento contará com uma exposição dos envolvidos no projeto, homenagens aos voluntários, gravação de placas com pirógrafo, além de incluir atividades como caminhadas, ciclismo e slackline.
A partir das 8h, os presentes poderão participar de caminhadas e pedaladas pelas novas trilhas. A do João de Barro será conduzida por Humberto Lopes, do Grupo de Caminhadas Brasília; a do Arco Brasília será guiada por Viviane Ananias e Lila (Oswaldo); e o pedal será acompanhado por Jah do Cerrado e Rebas do Cerrado.
Serviço
- Data: sábado (15/2)
- Horário: 7h30 (com café da manhã colaborativo)
- Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional de Brasília
- Entrada: meia (R$ 19) para moradores do Distrito Federal e do Entorno com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); entrada gratuita para idosos e crianças de até 12 anos.
- Informações: pelo site do Parque Nacional de Brasília; pelos perfis do Instagram @movimentocpc e @parnabrasilia; e pelo Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas e Caminhos do Planalto Central (CPC).