Sucesso de vendas no Brasil e com um desempenho mais moderado na Europa e nos Estados Unidos, o Jeep Compass passou um pouco dos limites normais de uma geração, já com nove anos de mercado e quase chegando ao seu décimo aniversário. Faltava uma terceira geração e ela enfim foi apresentada oficialmente.
Nesta terceira geração (a primeira data de 2006 e o SUV já conquistou mais de 2,5 milhões de clientes em todo o mundo), o Jeep Compass adota a nova plataforma STLA Média (a mesma dos “primos” Peugeot 3008 e Opel Grandland). Continua a ser produzida na fábrica italiana de Melfi.
Mesmo sendo um dos modelos mais compactos feitos a partir dessa arquitetura, o Compass cresce 15 centímetros em comprimento. O Jeep Compass 2026 tem 4,55 metros e é 8,5 cm mais largo (1,90 m no total), o que lhe permite contar com um porta-malas 45 litros maior, agora com 550 litros de capacidade.
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O espaço para pernas na segunda fila também cresceu e a Jeep fala em 5,5 cm mais, até porque a distância entre-eixos aumentou 13 cm para 2,77 m. Os encostos dos bancos da segunda fila podem ser rebatidos numa partição 40/20/40 para aumentar a capacidade do porta-malas, mas nunca formando um assoalho plano.
Cabine mais ampla e moderna
Existe uma clara evolução da qualidade dos materiais, com mais superfícies suaves ao toque e também com uma apresentação muito mais moderna, combinando um painel de instrumentos digital de 10″ com uma tela central de 16″ de série. Opcionalmente, é possível contar ainda com um head-up display, projetando informações no para-brisas.

Mesmo que a maioria dos clientes de SUVs raramente saiam do asfalto, sempre haverá sempre potenciais interessados em conhecer as aptidões do utilitário na terra. A altura em relação ao solo é de 200 mm e os ângulos específicos de ataque, central e saída são 20°, 15° e 26°, respectivamente, na versão de tração dianteira (27°/16°/31° nos Compass 4×4).
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A capacidade de imersão na água pode chegar aos 470 mm, variando com as versões. A carroceria tem uma proteção anti-riscos, os para-choques foram reforçados para melhor proteção em ambientes urbanos e fora de estrada, e o radar do veículo foi reposicionado para evitar danos.

O sistema selec-terrain será de série em todas as versões, agora posicionado no console central com um chamativo acabamento vermelho e ao lado do seletor de marchas giratório.
O condutor pode escolher o tipo de terreno e o computador fará o gerenciamento da resposta do acelerador, controles de tração e estabilidade, direção, e ABS de acordo com o assoalho. Os Compass com tração nas quatro rodas terão ainda o sistema de controle de velocidade em descidas íngremes de série.

Híbrido MHEV, plug-in e elétricos
A gama de motorizações do novo Compass é toda eletrificada. Começa na versão híbrida leve (MHEV), utilizando o motor 1.2 de três cilindros, gerando 136 cv, e um elétrico de 28 cv (assistido por bateria de 0,4 kWh), para um rendimento total do sistema de 145 cv.
Em seguida está um híbrido plug-in, desta vez com um 1.6 THP de 150 cv, combinado a um propulsor elétrico de 125 cv, entregando uma potência combinada de 195 cv. Com a bateria de 17,8 kWh, tem uma autonomia de 87 km no modo elétrico.

Pela primeira vez em sua história, o Jeep Compass terá uma versão totalmente elétrica. São 213 cv vindos do motor no eixo dianteiro, alimentado por uma bateria de 74 kWh e com uma autonomia de 508 km. Quem pagar um pouco mais pode levar o carro com uma bateria maior de 96 kWh e um motor de 231 cv, fazendo com que tenha autonomia de 660 km, a maior de toda a linha.
E, por último, a versão 4×4 que combina um motor elétrico dianteiro de 213 cv com um traseiro de 179 cv, a bateria maior de 96 kWh e uma potência combinada de 375 cv, sendo a autonomia anunciada de 600 km.

O carregamento das versões elétricas pode ser feito em corrente direta até 160 kW. A Jeep fala que a carga vai de 20% a 80% em 31 minutos no caso da bateria menor. Também suporta cargas em corrente alternada de até 22 kW (11 kW nas versões com bateria menor).
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As vendas na Europa começarão amanhã (6 de maio), apenas na versão First Edition. Os preços começam em 41.000 euros (R$ 264.005 na cotação atual) para a configuração com motor 1.2 MHEV e 51.750 euros (R$ 333.226) na variante elétrica mais acessível.

Entre os equipamentos de série estão rodas de 20″, farois de led matrix, bancos aquecidos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmara de ré. Existe um pacote opcional simplificado com comodidades como bancos ventilados e massagem, teto solar e assistência semiautônoma de mudança de faixa
Quando o novo Jeep Compass chega ao Brasil?
Com o sucesso que faz no mercado brasileiro, a Stellantis não perderá a oportunidade de atualizar o Compass. O SUV médio continuará a ser feito em Goiana (PE) com a nova arquitetura e ainda ganhará uma motorização híbrida flex, utilizando o motor 1.3 GSE Turbo e com uma transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas. Terá tanto versões com o sistema híbrido leve de 48V (até agora inédito entre os carros da Stellantis vendidos no Brasil) e híbrido plug-in. Porém, a estreia deve acontecer entre o fim de 2026 e começo de 2027.