Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Nunes Marques reforça maioria do STF pela ampliação do foro privilegiado

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a discutir, nesta sexta-feira (28), a ampliação do alcance do foro privilegiado de autoridades na Corte. A maioria já havia sido atingida para a mudança, mas o julgamento havia sofrido suspensão, após pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Nunes Marques, nesta manhã, reforçou a maioria, que agora tem 7 votos. Junto a ele, estão os ministros Gilmar Mendes (relator), Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

O entendimento deles é que o foro por prerrogativa de função no Supremo segue válido, mesmo após uma autoridade deixar o cargo. Esse foro serve para crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas.

Dessa forma, todas as ex-autoridades teriam julgamento fixado no STF, independentemente de estarem ainda no cargo público ou não. O foro por prerrogativa de função atinge o presidente da República, vice-presidente, ministros de Estado, parlamentares, embaixadores e integrantes de outros tribunais, como o Tribunal de Contas da União (TCU).

No voto, Nunes Marques ressaltou que a decisão “estabiliza o foro” e inibe “atrasos, ineficiência e, no limite, prescrição”, com alternância de instâncias e tribunais que vão analisar um caso.

Os magistrados Edson Fachin e André Mendonça divergiram. A análise do caso vai até a próxima sexta-feira, dia 11 de março.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H