É muito comum que o corpo sofra pequenas variações de peso ao longo do dia. Para aqueles que lidam com a retenção de líquido, essa variação pode trazer incômodos, especialmente se causar aquela impressão de “inchaço”. Uma das formas de reduzir a retenção hídrica é incluindo frutas na dieta.
Leia também
-
Vida & Estilo
5 chás anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e emagrecer rápido
-
Vida & Estilo
Nutricionistas dão dicas para perder peso e começar o ano em forma
-
Vida & Estilo
Congelar o pão é o truque que faltava para você emagrecer; entenda
Quem recomenda é a nutricionista Simone Paiva. Conforme revela a expert, frutas com efeito diurético podem contribuir para a redução do inchaço abdominal.
Confira as 5 melhores frutas para diminuir a retenção de líquidos:
Melancia
A fruta é rica em água, sendo composta 90% por ela, e em potássio, o que ajuda a eliminar o excesso de sódio e líquidos através da urina.
Uma forma de consumi-la é por meio de sucos naturais, sem açúcar. A nutricionista Danielle Gonçalves indica incluir hortelã na bebida, ou mesmo consumir a melancia em uma salada de frutas no café da manhã.



A melancia é uma fruta que mantém a hidratação em dia
Getty Images
A melancia é uma fruta rica em citrulina, especialmente na sua parte branca. Outras frutas, porém, como o melão, também aportam o aminoácido ao organismo
Getty Images
O consumo diário pode auxiliar na digestão
Getty Images
Consumir morangos frequentemente pode trazer diversos benefícios à saúde
Getty Images
Abacaxi
A fruta contém bromelina, uma enzima anti-inflamatória natural. “Tem efeito diurético leve e auxilia na digestão, o que também contribui para menos inchaço abdominal”, acrescenta Paiva.
O abacaxi pode ser consumido em rodelas grelhadas no almoço ou no jantar. Gonçalves sugere comê-lo com iogurte natural, ou fazer um suco incluindo gengibre ou hortelã.
Melão
Assim como a melancia, o melão também é muito rico em água e potássio. Inclui-lo na dieta estimula a produção de urina e ajuda a eliminar as toxinas.
A fruta pode ser consumida no café da manhã com chia ou linhaça ou “em espetinhos com outras frutas”, exemplifica Gonçalves, que atua no Centro Universitário UNICEPLAC.
Morango
Fonte de antioxidantes, vitamina C e fibras, o morango ajuda no equilíbrio de líquidos no corpo e no controle da glicose. O ideal é ingerir como lanche ou em sobremesas “fit”, a exemplo daquelas feitas com iogurte, aveia ou whey protein.
Limão
Paiva explica que o limão estimula o fígado. “Uma dica é adicionar suco de limão na água para potencializar a eliminação de líquidos”, indica. A nutricionista ainda sugere espremer limão sobre a melancia para criar uma junção saborosa e nutritiva.