O presidente Lula se prepara para viajar para a China com seus auxiliares nos próximos dias. O chefe do Palácio do Planalto deve desembarcar em Xangai nos dias 12 e 13 de maio para anunciar acordos comerciais com o país asiático.
A coluna apurou que o presidente avalia levar o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na sua comitiva.
A ideia é o gestor acompanhe a assinatura do acordo para o início da construção de uma ponte que ligará Salvador (BA) à Ilha de Itaparica, na cidade Vera Cruz (BA).



Reprodução
Wey Alves/Especial Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Como a coluna noticiou, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, embarcou para a China na semana passada para conversar com lideranças do país sobre acordos com o governo brasileiro.
Leia também
-
Igor Gadelha
Por acordos, Rui desembarca na China antes de Lula
-
Igor Gadelha
Ciro Nogueira: “Temos um Lula analógico com o tempo digital”
-
Igor Gadelha
Fora do 1º de maio, Lula libera ministros; veja quem deve participar
-
Igor Gadelha
Vídeo: governo Lula tem dia de “inferno astral” na Câmara
Ao longo da semana, o ministro negociou acordos na área de infraestrutura, especialmente relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As decisões devem ser anunciadas quando Lula estiver no país estrangeiro.
Durante a viagem, Lula deve se encontrar com o líder chinês Xi Jinping. A nova reunião do presidente brasileiro com o líder asiático acontece em meio à guerra comercial entre a China e os Estados Unidos de Donald Trump.