Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

O Grande Debate: fala de Jerônimo contra bolsonaristas afeta esquerda?

O comentarista Caio Coppolla e o advogado e professor de direito constitucional Alessandro Soares discutiram, nesta segunda-feira (5), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), a fala do governador da Bahia contra os bolsonaristas.

Em discurso durante uma agenda no município de João Dourado, na última sexta-feira (2), o petista disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores fossem levados “para a vala”.

Jerônimo fez críticas a Bolsonaro pela atuação do então presidente na pandemia. “Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia, sentindo falta de ar”.

Copolla entende que a fala do governador mostra um lado intolerante do governador da Bahia. “Alguém precisa avisar o [governador] da Bahia que, se ele tem acesso a provas de eventuais crimes cometidos durante a pandemia, ele tem todas as condições pra denunciar e pedir para investigar a gestão passada, do ex-presidente Bolsonaro.”

Para Alessandro Soares, o discurso prejudica as alas mais democráticas da esquerda. O tom mais violento da fala, segundo ele, não faz parte do que prega.

“Se a gente vir a retórica do ex-presidente Jair Bolsonaro, ou da extrema-direita, essa manifestação com referência a violência, de uma forma mais explícita, já compõe um retrato comum. E mesmo considerando que o governador pediu desculpa, que disse que foi descontextualizado, mesmo numa referência à pandemia, ainda assim tem um certo impacto. Isso não é esperado de um governador de esquerda e isso causa um desconforto para esse setor do espectro político”, explica.

Em reação à declaração de Jerônimo Rodrigues, o deputado estadual Leandro de Jesus, do PL, protocolou um pedido de impeachment contra o governador. No documento, o deputado destaca que a frase de Jerônimo “remete a práticas de genocídio e violação em massa dos direitos humanos, sendo absolutamente incompatível com os postulados do Estado Democrático de Direito”

Coppolla defende que esse pedido é simbólico porque representa o descontentamento da oposição na Bahia em relação ao caso. “É a reprovação ao comportamento, à postura e à fala do governador petista”, disse.

Já Alessandro, não acredita que o episódio gere uma punição por um crime de responsabilidade a Jerônimo Rodrigues.

“Eu acho muito difícil pelo contexto. Quando nós falamos de uma situação que alguém pode ser punido dentro do Estado de Direito, e quando a gente fala do impeachment e do crime de responsabilidade, a gente tem que imaginar que a sanção da perda do cargo só aparece como possível quando tem uma situação extremamente gravíssima”.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H