Em meio ao anúncio da nova Amarok, a Volkswagen confirmou que o Taos deixará de ser fabricado na Argentina a partir de julho. O presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom, explicou que a fábrica de General Pacheco, passará a operar em turno único. A medida faz parte de uma estratégia de adaptação para o desenvolvimento do projeto sul-americano da nova geração da picape Amarok, anunciado neste semana.
A partir do segundo semestre, a Argentina passará a importar o Taos do México, onde o modelo já foi atualizado com um novo visual mais moderno. A versão mexicana do SUV tem inspiração no Tiguan europeu e já foi flagrada em testes no Brasil, o que reforça os indícios de que pode estrear no nosso mercado ainda em 2025.
A fábrica mexicana de Puebla, uma das mais importantes do grupo fora da Europa, opera em escala industrial elevada. Além de atender o mercado interno, também abastece os Estados Unidos e o Canadá. Isso torna o custo de produção mais competitivo em comparação com a planta argentina, além de permitir maior padronização de peças e componentes.
Conforme antecipado pela QUATRO RODAS, a linha 2025 do Taos será vendida no Brasil sem atualizações estéticas, mas contará com a nova transmissão automática de oito marchas, já utilizada no mercado norte-americano. Essa caixa de câmbio substituirá o atual sistema de seis marchas, presente nas versões equipadas com o motor 250 TSI de 150 cv, e promete oferecer trocas mais suaves e melhor eficiência de combustível.
Fora a nova transmissão, o Taos 2025 terá poucas novidades, concentradas principalmente nos pacotes de opcionais. Na versão Comfortline, haverá a oferta de rodas de 18’’ escurecidas, com pneus 215/55.

Já a versão topo de linha Highline contará com teto solar panorâmico, teto escurecido e retrovisores pintados na cor preta, além de um novo volante, que adota botões físicos no lugar dos comandos sensíveis ao toque. A mudança atende a pedidos dos consumidores que preferem maior precisão no uso dos controles, especialmente em movimento.
Com informações de Nicolas Tavares.