Se essa moda chegasse ao Brasil, muitos motoristas teriam que redobrar a atenção. Nos EUA, eles estão usando câmeras para flagrar e multar carros que estacionam em locais proibidos, mais especificamente em pontos de ônibus e ciclovias.
O sistema de monitoramento foi instalado nos ônibus da cidade de Sacramento, na Califórnia. Ao fazerem suas rotas diárias, as conduções utilizam câmeras instaladas na dianteira para flagrar os infratores.
Mais de 100 veículos tiveram as câmeras instaladas e todo o reconhecimento é feito através por uma inteligênciua artificial, promovida pela empresa Hyden IA, que reconhece a infração, filma, fotografa a placa e envia ao Sacramento Regional Transit (SacRT) — espécie de Detran de lá —, onde os funcionários revisam as todas as informações antes de aplicarem as multas.
O projeto iniciou no ano passado, em 19 de dezembro, com um período de advertência que durou 60 dias. Nesse período, 2.740 notificações foram emitidas aos motoristas que estacionavam ilegalmente em pontos de ônibus. Com o sucesso do projeto, a cidade de Sacramento, então, aproveitou a infraestrutura para expandir o programa, multando quem também para em ciclovias.
Assim como a primeira fase, o programa está passando por um período de testes, que iniciou em 14 de abril e vai até 12 de junho. Por hora, os motoristas que estacionarem em ciclovias receberão apenas uma advertência. Mas a partir do dia 13 o projeto começa para valer, aplicando multas, assim como ocorre com quem para nos pontos de ônibus.
Compartilhe essa matéria via:
De acordo com o governo local, a expansão do programa é importante para manter a segurança dos ciclistas, que são obrigados a invadir a faixa dos carros sempre que algum espertinho estaciona nas ciclovias.
“Esse programa vai ajudar a melhorar a segurança e o tempo de viagem para todos nas ruas de Sacramento”, disse Henry Li, gerente geral da SacRT.