Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Oposição pressiona por CPMI mesmo com Lula mirando Bolsonaro

Para a oposição no Congresso Nacional, a estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de apontar que o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou na gestão de Jair Bolsonaro (PL) serve apenas como “cortina de fumaça”, ou seja, uma forma de desviar o foco.

Líderes do grupo entendem que, se o governo acha que o esquema começou na gestão anterior, a base do presidente Lula poderia apoiar a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as irregularidades.

Neste sábado (10), Lula afirmou, durante viagem à Rússia, que o governo atual “desmontou” uma “quadrilha” no INSS, que foi criada em 2019, sob a gestão Bolsonaro.

“Nós resolvemos desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019. E vocês sabem quem governava o Brasil em 2019, quem era o ministro da Previdência em 2019, quem era o chefe da Casa Civil em 2019. A gente poderia ter feito um show de pirotecnia, mas a gente não quer uma manchete de jornal. A gente quer apurar. Aquelas entidades que roubaram vão ter seus bens congelados. Desses bens vamos repatriar para pagar as pessoas”, disse o presidente.

A oposição se articula para apresentar, na próxima semana, o pedido de criação de uma CPMI para investigar as fraudes. O principal foco da comissão seria apurar a atuação de associações suspeitas de descontar valores dos benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização. Segundo parlamentares, milhões de segurados – principalmente nas regiões Norte e Nordeste – foram lesados por essas práticas.

“O Congresso não pode se calar diante de um escândalo dessa magnitude. Estamos falando de cerca de 4 milhões de idosos prejudicados”, afirmou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais articuladores da CPMI no Legislativo.

Deputados aliados do presidente Lula afirmam que, caso a CPMI seja instalada, a melhor estratégia seria incluir nos trabalhos possíveis irregularidades ocorridas durante o governo de Jair Bolsonaro.

O Palácio do Planalto segue se articulando para evitar a criação da comissão. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) é quem teria que ler o requerimento de abertura da CPMI. Alcolumbre está na viagem com o presidente Lula para Rússia e segue com o presidente petista, neste sábado, para a China.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H