Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Oposição quer apresentar pedido de CPMI do INSS na próxima semana

A oposição no Congresso Nacional se articula para apresentar na próxima semana o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o desconto irregular na folha de aposentados.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), envolvida na coleta de assinaturas, espera protocolar o pedido na segunda-feira (12). A primeira data cogitada pela oposição foi 20 de maio. O grupo busca resistir à ofensiva da base governista, que articula para convencer parlamentares sobre a retirada de apoios ao pedido.

Até sexta-feira (9), o requerimento já havia recebido o apoio de 34 senadores e 218 deputados. Para a apresentação oficial, são necessárias as assinaturas de ao menos 27 senadores e 171 deputados – o número mínimo foi alcançado em 2 de maio. Nesta semana, a apresentação do pedido foi adiada com o objetivo de reunir um apoio mais expressivo.

Líderes ouvidos pela CNN afirmaram que o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), ainda não se posicionou sobre o tema. Cabe a ele dar o aval para a abertura da CPMI durante sessão conjunta de deputados e senadores. A próxima sessão do Congresso está prevista para o dia 27 de maio.

Alcolumbre, no entanto, está fora do país. Ele integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem para a Rússia e para a China.

A proximidade do senador com o Planalto é um dos obstáculos para o avanço da CPMI. A ausência de Alcolumbre nos próximos dias também pesa para que a oposição ainda não tenha batido o martelo sobre quando apresentará o pedido.

A iniciativa da comissão de inquérito é articulada por Damares e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Além de investigar as irregularidades, a senadora defende que a CPMI atue para desconstituir as entidades envolvidas nas fraudes e determinar o bloqueio de bens e contas dessas associações, até que a investigação seja concluída.

Na Câmara, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-ES) também apresentou um pedido de CPI. A oposição analisa a retirada de requerimentos mais antigos de outras CPIs – que ainda não avançaram – para passar na frente o pedido sobre as fraudes no INSS. A criação do colegiado depende do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H