Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Papa Francisco e os cardeais da Igreja Católica ganham salário? Veja

Após a morte do papa Francisco, muitas pessoas passaram a questionar quanto ganhava o líder da Santa Sé, além dos cardeais que agora compõem o conclave para eleger o novo chefe da Igreja Católica.

Os valores recebidos pelos cardeais não são divulgados oficialmente pela Igreja, mas estima-se que eles ganhem entre 4 mil e 5 mil euros por mês — montante que teria sido ajustado após reformas promovidas por Francisco no Vaticano, especialmente durante o período de crise da pandemia de Covid-19.

Convertido para a moeda brasileira, o valor equivale a cerca de R$ 25 mil a R$ 32 mil por mês.

Diferentemente dos cardeais, o papa Francisco não recebia salário da Igreja Católica. De acordo com informações do próprio Vaticano, todas as despesas dele — como moradia, alimentação, segurança e transporte — eram custeadas pela instituição.

Quanto ao patrimônio, o pontífice não possuía bens próprios após assumir o comando da Igreja, em 2013.

1 de 5Mario Tama/Getty Images
2 de 5Divulgação/Vaticano
3 de 5Buda Mendes/Getty Images
4 de 5

Segundo o Vaticano, corpo será levado para a Basílica São Pedro na quarta-feira, 23

Reprodução/Vaticano News

5 de 5

Imagens foram as primeiras divulgadas pelo Vaticano após a morte do papa

Reprodução/Vaticano News

Traslado para a Basílica de São Pedro

Nesta quarta-feira, às 9h horário local (3h no horário de Brasília), o corpo do Papa Francisco foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna foi precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguiu pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o camerlengo conduziu a Liturgia da Palavra, após a qual foi aberto o período de visitação à urna mortuária do papa Francisco.

No sábado (26/4), às 10h horário local (5h no horário de Brasília), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Confira os horários que os fiéis poderão visitar o papa:

  • Quarta-feira: das 11h às 0h (6h às 19h no horário de Brasília);
  • Quinta-feira: das 7h às Oh (1h às 19h no horário de Brasília);
  • ⁠Sexta-feira: das 7h às 19h (1h às 14h no horário de Brasilia).

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H