O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21/4) e deixou um legado progressista para os fiéis da Igreja Católica. Aos apreciadores de um bom rock, ele ainda deixou um álbum de 11 faixas com mensagens religiosas embaladas pelo ritmo.
Batizado de Wake up!, o projeto gravado pelo pontífice foi lançado em 2015 e conta com sermões em português, espanhol, inglês e italiano. A ideia surgiu do músico Don Giulio Neroni, que também fez trabalhos com papas anteriores.





Papa Francisco: líder progressista desafiou “conservadores” e tradição
SOPA Images / Colaborador
O papa Francisco
Riccardo De Luca/Anadolu via Getty Images
James Manning/PA Images via Getty Images
Isabella Bonotto/Anadolu via Getty Images
Papa Francisco precisou de transfusões de sangue devido à sua grave infecção
Franco Origlia/Getty Images
Papa Francisco acenou aos fiéis
Instagram/Reprodução
Leia também
-
Celebridades
Frei Gilson lamenta morte do Papa Francisco: “Serviu com tanto amor”
-
Celebridades
Padre Julio Lancellotti homenageia papa Francisco: “O misericordioso”
-
Cinema
História do papa Francisco é contada em filme dirigido por brasileiro
“Tentei ser fiel à linha pastoral e à personalidade do papa Francisco: o Papa do diálogo, das portas abertas, da hospitalidade. A música contemporânea dialoga com a tradição cristã e os hinos sagrados”, afirmou Neroni em entrevista à Rolling Stone na época.
Embora esse não seja o primeiro disco lançado por um papa, foi o primeiro a se arriscar com o rock. Antes de Francisco, João Paulo II gravou projetos com sermões em um ritmo aproximado à new age — gênero caracterizado por melodias suaves. Com um som um pouco mais ortodoxo, Bento XVI lançou Alma Mater enquanto estava no papado.
Escute o álbum completo abaixo: