Investir em pessoas, infraestrutura e identidade cultural. É assim que o Governo do Pará vem transformando o turismo em um dos principais vetores de desenvolvimento regional.
Desde 2019, foram entregues 28 terminais hidroviários, 22 orlas requalificadas (outras 13 estão em obra), e firmados 32 convênios com prefeituras para construção de centros culturais e sinalização turística. Destaque para os centros de convenções Hangar, em Belém, e Sebastião Tapajós, em Santarém – este último com mais de 10 mil m² e investimento de R$ 70 milhões.
A ampliação dos investimentos é visível em todas as regiões. Salinópolis ganhou infraestrutura urbana, novos acessos e orlas revitalizadas. No Marajó, ações de sinalização e mobilidade fluvial estimulam o turismo em Soure e Salvaterra. Em Algodoal, turismo de base comunitária e preservação ambiental guiam o modelo de desenvolvimento. Já no sudeste, o Parque Serra das Andorinhas recebe visitantes com estrutura atrativa para o ecoturismo.
“Entre 2019 e 2024, o Governo do Pará investiu em mais de 30 projetos de infraestrutura turística, contemplando todas as regiões do Estado. De orlas no Baixo Tocantins a centros culturais no Marajó, cada ação busca fortalecer as vocações regionais e garantir que o turismo seja vetor de dignidade, geração de renda e preservação cultural”, afirma o secretário de Turismo, José Eduardo Pereira da Costa.
A qualificação de profissionais é outro eixo da política pública de turismo. Desde 2019, mais de 2,3 mil pessoas foram capacitadas em 21 municípios em áreas como hospitalidade, trilhas, observação de aves e atendimento ao turista.
Com a realização da COP 30, esse movimento foi ampliado. O programa Capacita COP 30 já certificou mais de 22 mil pessoas em turismo, eventos, gastronomia, idiomas, infraestrutura e segurança. Uma plataforma digital está em desenvolvimento para conectar os profissionais formados às empresas do setor.
“Estamos construindo uma nova relação entre o Pará e a sua gente, valorizando quem vive da floresta e para a floresta. Ao investir em infraestrutura e qualificação, garantimos que o turismo seja uma ferramenta de inclusão, gerando oportunidades nos territórios e fortalecendo a cultura que nos torna únicos”, afirma a vice-governadora Hana Ghassan.




O belíssimo Theatro da Paz
Foto: Ag Pará
O Mercado Ver-o-Peso é considerado um dos mercados públicos mais antigos do País, foi eleito uma das maravilhas do estado do Pará e uma das 7 Maravilhas do Brasil.
Foto: Ag Pará
As belezas naturais de Alter do Chão
Foto: Ag Pará
Obras nas orlas
Foto: Ag Pará
O projeto Mangueirão Palco de Eventos, com shows gratuitos como o de Alok e o Pararraiá, levou mais de 200 mil pessoas ao estádio
Foto: Ag Pará
Na capital, além das obras nas orlas e da promoção internacional, a gastronomia regional, as manifestações culturais e as cores vibrantes do carimbó ganham destaque.
Ingredientes como jambu, tucupi e açaí ajudam a consolidar o turismo sensorial como marca do destino amazônico.
O projeto Mangueirão Palco de Eventos, com shows gratuitos como o de Alok e o Pararraiá, levou mais de 200 mil pessoas ao estádio. No amistoso da Seleção Brasileira contra a Bolívia, realizado em setembro de 2023, o Mangueirão recebeu mais de 45 mil torcedores.
“O Pará está se preparando para mostrar ao mundo que é possível aliar conservação ambiental, valorização cultural e crescimento econômico. Com a COP 30, temos a chance histórica de posicionar o Estado como referência em turismo sustentável e de base comunitária”, afirma o governador Helder Barbalho.
Com ações integradas que combinam planejamento, qualificação profissional, valorização da cultura e infraestrutura estratégica, o Pará consolida um novo modelo de turismo sustentável e inclusivo.
A consolidação do Estado como destino estratégico está ancorada em uma política pública consistente, que alia investimentos robustos às vocações regionais e transforma as riquezas naturais e culturais da Amazônia em experiências de alto valor para quem vive e para quem visita.