Há mais uma marca chinesa chegando ao Brasil de forma oficial. A GAC começa a vender seus carros neste fim de semana em 33 concessionárias, além de outros 50 pontos instalados em shoppings pelo Brasil. Neste início, já serão cinco modelos, quatro carros elétricos e um híbrido, com direito a um sedã focado nos aplicativos de transportes e táxis.
Seu nome é Guangzhou Automobile Group Company, mas pode chamar de GAC (lê-se ‘gê-a-cê’). Esta é uma das maiores fabricantes de automóveis da China e a única empresa no mundo que fabrica carros para a Honda e para a Toyota ao mesmo tempo. Na verdade, ainda produz mais carros “japoneses” do que da sua própria marca.
A parceria mais prolífica é com a Toyota, com quem a GAC desenvolveu o conjunto HEV que equipa o GS4, seu SUV médio que está sendo lançado agora no Brasil. Já o novo Toyota bZ3X, um SUV elétrico, foi desenvolvido na plataforma do GAC Aion V, que também está entre os lançamentos da marca chinesa no Brasil já nesta estreia.
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A GAC já havia anunciado o investimento de US$ 1 bilhão para, em cinco anos, estabelecer “fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição”. E o pacote é completo: tanto a fábricas quanto as pesquisas serão de carros elétricos, híbridos e até puramente a combustão. Deste montante, já está previsto que R$ 120 milhões serão usados para produzir motor híbrido flex no Brasil.

A marca também quer mostrar a que veio pela quantidade de modelos que começarão a ser vendidos já neste sábado (24). São eles quatro carros elétricos, como os SUVs Aion Y, Aion V e Hyptec HT, e o sedã Aion ES, e um híbrido, o SUV médio GS4. Mais abaixo, você conhecerá um pouco de cada um dos modelos.
Os carros elétricos têm 8 anos de garantia (ou 160.000 km), enquanto os modelos com motor a combustão têm 5 anos de garantia (ou 150.000 km). Os carros vendidos terão dois anos de assistência 24 horas.

Para iniciar a operação, já foram nomeados 33 concessionários, concentrados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Há ainda outros 50 pontos em shoppings espalhados pelo Brasil. Até o final de 2025, a marca espera alcançar 120 pontos de vendas, entre concessionárias e instalações em shoppings.
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Além da robusta rede já na estreia, a marca já estreia oferecendo carros por assinatura, recompra garantida dos carros da GAC por até 90% da tabela FIPE e com um programa para vender seminovos certificados de todas as marcas. Também já definiu quatro blindadoras certificadas.
GAC GS4

Único híbrido da marca por ora, o GS4 é um SUV médio do tipo híbrido pleno (HEV), aos moldes de Toyota Corolla Cross e GWM Haval H6 HEV2. É do Haval, inclusive, que ele se aproxima nas dimensões: tem 4,68 metros de comprimento, 1,90 de largura e 2,75 m de entre-eixos. O porta-malas é de 638 litros. De série, há teto solar panorâmico, pacote ADAS, telas com mais de 10″ e head-up display.

O GS4 combina um motor 2.0 aspirado de 140 cv a outro elétrico, de 182 cv. Juntos, entregam 235 cv. A bateria de 2,1 kWh é recarregada por regeneração e/ou pelo motor a combustão, e ajuda com que o modelo tenha uma autonomia total projetada de até 705 km, de acordo com a GAC.
Aion V

Com porte intermediário entre os Jeep Compass e Commander, o Aion V é um SUV médio elétrico de 4,60 metros de comprimento e 2,78 m de entre-eixos. O porta-malas tem 427 litros. Entre os equipamentos, o modelo tem piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, compartimento interno térmico e 9 alto-falantes.

Quanto à mecânica, ele é equipado com motor único na traseira, com 204 cv e 24,5 kgfm, suficientes, segundo a marca, para levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Já a bateria de 75,3 kWh promete uma autonomia de 389 km no padrão nacional PBEV e pode ser recarregada a até 180 kW.
Aion Y

O Aion Y é um SUV médio com jeito de minivan e visual ousado, com grandes faróis e elementos contrastantes na carroceria. Nele, que tem 2,54 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e 361 litros de porta-malas, o foco é o espaço e o aproveitamento internos. Como os “irmãos”, tem ACC, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e quadro de instrumentos digital.

É equipado com um motor elétrico dianteiro de 204 cv e 22,9 kgfm, que o leva de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e a velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente. A autonomia projetada do Aion Y é de 318 km (PBEV), com uma bateria de 63,2 kWh – cuja potência máxima de recarga é de 75 kW.
Hyptec HT

Outro SUV elétrico, o Hyptec HT ocupa o topo da gama e busca simbolizar o posicionamento premium da marca. De grande porte, ele tem 4,94 metros de comprimento e 2,94 m de entre-eixos, algo próximo de um BMW X5, e porta-malas de 670 litros – além do compartimento dianteiro de 55 litros.
Ele será vendido em duas versões, Elite e Ultra, sendo a segunda equipada com portas estilo asa-de-gaivota, à la Tesla Model X, com abertura elétrica. Entre os equipamentos, conte com teto solar panorâmico, bancos com ventilação e massagem, pacote ADAS, sistema de som com 22 alto-falantes e interior premium.

O mais potente entre os elétricos da GAC no Brasil, ele tem 245 cv e 31,5 kgfm. A bateria de 72,7 kWh rende 363 km de autonomia projetada (PBEV) e pode ser recarregada a até 120 kW.
Aion ES

Porta de entrada da marca, o sedã Aion ES terá como foco o transporte executivo e corporativo. São 4,81 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, e porta-malas de 453 litros. Entre os equipamentos, há uma multimídia de 8 polegadas, sensores de estacionamento, 4 airbags, ar digital de duas zonas e quadro de instrumentos analógico, com uma pequena tela central de 3,5 polegadas.

O motor é um elétrico de 136 cv e 22,9 kgfm, acompanhado por uma bateria de 55,2 kWh, que pode ser recarregada a até 75 kWh. Segundo a marca junto ao Inmetro, são 314 km de alcance.