Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Pesquisas mostram percepção negativa da gestão Lula em SP; veja

Duas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (26) demonstram a percepção negativa em relação à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo. Em ambos os levantamentos, a desaprovação ao governo petista ultrapassa os 60% no estado.

Na pesquisa Genial/Quaest, a administração do chefe do Executivo é desaprovada por 69% dos paulistas, ante 29% de aprovação. Para o levantamento, a Quaest ouviu 1.644 pessoas no estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos (confira os detalhes no gráfico abaixo).

chart visualization

No levantamento publicado pelo instituto Paraná Pesquisas, a desaprovação à gestão de Lula marca 63,1% em São Paulo. Nessa sondagem, o índice de aprovação é um pouco maior do que o observado na pesquisa Quaest, chegando a 34,1%.

Foram ouvidas 1.650 pessoas no estado de São Paulo entre os dias 20 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo os dados dos dois institutos, a desaprovação do governo cresceu em comparação aos respectivos levantamentos anteriores. A queda na popularidade também foi identificada nas recentes pesquisas Datafolha e CNT/MDA, que analisaram o cenário nacional.

Avaliação do governo

Tanto a Genial/Quaest quanto a Paraná Pesquisas também sondaram a avaliação da administração federal.

Segundo a Quaest, o governo Lula é avaliado negativamente por 55% dos entrevistados no estado. Enquanto a avaliação positiva da gestão é de 16%. Outros 27% consideram regular e 2% não souberam ou não responderam.

No levantamento do Paraná Pesquisas, a avaliação negativa da administração pelos paulistas é de 53,5%, ante 22,5% de positiva. 22,4% consideraram o governo regular e 1,6% não souberam ou não opinaram.

O que pode explicar a queda?

Em entrevista à CNN no último domingo (23), o presidente do instituto Locomotiva, Renato Meirelles, listou alguns fatores que podem ter contribuído para a queda na popularidade da administração Lula.

De acordo com ele, a percepção dos preços dos alimentos é um dos principais elementos que afetam a avaliação do governo.

“Não é o alimento em si ou os produtos da cesta básica, mas é aquilo que as pessoas compram todo dia. Isso faz com que a percepção de preço cresça”, explicou Meirelles.

No entanto, para ele, o maior desafio do governo Lula não é econômico nem de comunicação, mas sim de perspectiva.

“A crise que nós temos hoje é uma crise de perspectiva. Qual é o sonho que o governo está oferecendo”, questionou.

Meirelles argumentou que o governo precisa oferecer uma visão de futuro para os brasileiros.

“Se o governo, nessa reta final, for capaz de encontrar e oferecer o sonho da população, talvez ele consiga reverter essa baixa na popularidade”, sugeriu, lembrando que Lula já conseguiu superar crises de popularidade no passado, como durante o escândalo do Mensalão.

O especialista concluiu que a falta de programas inovadores também contribui para a queda na aprovação do presidente.

“Você tem uma grande colcha de retalhos de programas do passado sendo requentados”, observou, indicando a necessidade de propostas mais atuais e atrativas para a população.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H