Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

PL do licenciamento afrouxa proteção e ignora crise climática, diz governo

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima afirmou, nesta quarta-feira (21), que o projeto de lei que altera as regras para o licenciamento ambiental no país, que está em análise no Senado, representa uma “desestruturação significativa do regramento existente sobre o tema” e simboliza risco à segurança ambiental e social no país.

Segundo a pasta, a proposta “afronta diretamente” a Constituição e viola o princípio da proibição do retrocesso ambiental. Para o governo, o texto também contraria decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceram a inconstitucionalidade da Licença por Adesão e Compromisso para atividades de médio impacto ambiental.

“O PL é omisso em relação à crise climática, sem sequer mencionar a questão em seu conteúdo, fazendo com que o processo de licenciamento desconsidere esse tema crucial. A proposta terá impacto negativo para a gestão socioambiental, além de provocar, possivelmente, altos índices de judicialização, o que tornará o processo de licenciamento ambiental mais moroso e oneroso para a sociedade e para o Estado brasileiro”, diz a pasta em nota.

O projeto em questão, que tramita há 21 anos no Congresso, foi aprovado por duas comissões no Senado na terça-feira (20). A votação no plenário da Casa está prevista para quarta-feira (21), mas o assunto não é pacificado entre os congressistas.

Na prática, a proposta visa facilitar e desburocratizar os processos licenciatórios no país para empreendimentos e atividades que impactam ou envolvem o uso de recursos naturais. A proposta, no entanto, é alvo de críticas de entidades ambientalistas.

Parte dos senadores, no entanto, afirmam que as alterações podem impactar a preservação ambiental. Por outro lado, parlamentares favoráveis ao texto defenderam que a nova lei destravará obras que estão paradas no país e trarão desenvolvimento.

Na contramão da posição do Ministério do Meio Ambiente, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, saiu em defesa da aprovação do projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental.

Em reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária, Fávaro classificou a proposta como “um marco para o desenvolvimento econômico” do país e declarou: “Quem quer o bem do Brasil está trabalhando pelo avanço desse projeto.”

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H