São Paulo – Secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD) não esconde que deseja ser o vice de Tarcísio de Freitas (Republicanos), em 2026, numa eventual reeleição do governador. Ao declarar abertamente sua intenção, acabou criando um mal-estar com o aliado Felício Ramuth (PSD), que ocupa o cargo atualmente.
Ramuth e Kassab conversaram sobre o assunto. O vice de Tarcísio, que chegou à chapa em uma costura feita pelo próprio Kassab, presidente de seu partido, em 2022, teria argumentado que o cacique do PSD expôs ambos ao adotar postura mais incisiva sobre a vice.
Leia também
-
São Paulo
Denúncia contra Bolsonaro amplia pressão sobre Tarcísio para 2026
-
São Paulo
Tarcísio vai desapropriar área em frente à favela que abriga QG do PCC
-
São Paulo
Tarcísio defende Bolsonaro após denúncia da PGR: “Estamos juntos”
-
São Paulo
“Confio no espírito democrático de Bolsonaro”, diz Nunes após denúncia
Ao pleitear o posto para si, na visão de Ramuth, Kassab teria irritado muito cedo outros agentes políticos que também buscam compor com Tarcísio no ano que vem, isolando o PSD nas tratativas envolvendo o governador.
Além disso, acrescentou o vice, as discussões em torno do futuro do próprio Ramuth têm sido colocadas na mesa num momento em que ele ainda prefere aguardar o desenrolar do xadrez político.
Os planos do vice
O vice de Tarcísio já declarou que não quer se candidatar a deputado federal, senador ou mesmo retornar à Prefeitura de São José dos Campos, que comandou entre 2017 e 2022.
O seu futuro no meio, segundo aliados, depende do cargo que Tarcísio disputará em 2026. Sem impor a Tarcísio nenhuma condição, e implicado com as atitudes de Kassab, Ramuth tem demonstrado maior lealdade ao governador do que ao próprio presidente de seu partido – inclusive evitando falar publicamente sobre 2026.
A recompensa pela lealdade, para alguns, é calculada pelas chances de Ramuth ganhar uma secretaria ou mesmo um ministério em qualquer cenário de vitória de Tarcísio.




Gilberto Kassab indicou Felício Ramuth (dir.) como vice na chapa do governador Tarcísio de Freitas
Reprodução/Twitter
Tarcísio e seu vice, Felício Ramuth
Reprodução
Felício Ramuth e Tarcísio de Freitas
Governo do Estado de São Paulo
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e o presidente do PSD, Gilberto Kassab
Divulgação; Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp
Os planos de Kassab
O objetivo final de Kassab é ser governador de São Paulo. A candidatura como vice, em 2026, é vista como trampolim para que ele seja candidato ao governo em 2030 – desde que impulsionado por Tarcísio.
O entorno do governador – o que inclui o próprio Kassab – não vê, no atual cenário, como alguém poderia se eleger no estado sem ter Tarcísio em seu palanque.
De olho em seu próprio futuro, Kassab tem defendido que o governador tente a reeleição, e não a Presidência da República, no próximo ano. No entanto, Tarcísio já sinalizou que não quer o secretário como seu vice.