De tempos em tempos a Porsche cria uma obra-prima. O novo Porsche 963 RSP é exatamente isso. Trata-se de uma versão de rua do 963 que disputa a WEC (o campeonato mundial de endurance) e que, por ser tão parecido, precisou de uma licença especial do governo francês para poder rodar em vias públicas.
A Porsche já havia feito isso antes. O 963 RSP, na verdade, é uma homenagem ao Porsche 917, modelo criado em 1975 com a mesma proposta. Na época, o carro de corrida adaptado para as ruas fez uma grande viagem, partindo da fábrica de Zuffenhausen, na Alemanha, até Paris, na França.
Timo Resch, presidente e CEO da Porsche Cars North America, Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, e Urs Kuratle, diretor da Factory Racing LMDh em Road Atlanta, foram as mentes que se reuniram e decidiram que a melhor forma de comemorar os 50 anos do 917 seria repetir o feito, mas com o 963.
O Porsche 917 foi feito para Gregorio Rossi di Montelera, mais conhecido como Conde Ross. Ele é o herdeiro da empresa de bebidas italiana Martini & Rossi, além de ser o fundador da Martini Racing.
Já o Porsche 963 RSP também pertence a um dono de equipe: Roger Searle Penske, fundador da Porsche Penske Motorsport, e que empresta suas iniciais para batizar seu carro exclusivo.

O trabalho para adaptar o carro de corrida foi uma verdadeira força tarefa da Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America. Todo o projeto foi feito em sigilo, até mesmo para outros funcionários da Porsche, sendo revelado apenas quando estava pronto para ser apresentado.
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As adaptações começam já na carroceria. Todo o design ficou por conta de Gran Larson, designer da Porsche Manufaktur. Foi necessário utilizar novas peças para cobrir as aberturas no para-lamas, essenciais para que o 963 não decole caso rode na pista. O desafio foi mantê-las funcionais, permitindo a passagem de ar para ventilação.

Ainda foi necessário criar suportes para as placas de identificação dianteira e traseira. Elas são especiais para carros protótipo, semelhantes às placas verdes brasileiras. Por fim, toda a carroceria foi lixada para receber a pintura em Martini Silver, exatamente igual a do 917.

Por dentro, o 963 RSP teve que ser inteiramente adaptado, afinal, ele não poderia ter um acabamento cru como a versão para as pistas. A tonalidade bege do acabamento em couro e Alcantara veio também do 917. Uma curiosidade: a cabine do 917 original se mantém intacta e sem restauração até hoje.
O assento único foi mantido e é de fibra de carbono. O volante e o painel são bem típicos de um carro de corrida. A Porsche adicionou ainda um porta-copos e uma área para deixar o notebook do piloto, responsável por ligar o carro e auxiliar na sua operação.

O trem de força híbrido de 800V opera com uma pequena bateria de íons de lítio de 1,35 kWh montada sob a cápsula de carbono. Ela auxilia o motor V8 4.6, o mesmo do 918 Spider, mas em uma versão com dois turbocompressores.
A Porsche divulga apenas a potência do V8 sozinho (689 cv), mas também diz que o sistema elétrico é capaz de ajudá-lo em em uma faixa entre 40 cv e 68 cv, sem alterar a potência total do motor. Porém, quando entra em ação, o giro máximo do motor chega aos 8.000 rpm.

A versão de corrida também usa o mesmo sistema, a diferença é que o Porsche 963 RSP teve um remapeamento no MGU, unidade responsável pela entrega de potência do sistema híbrido, para deixá-lo mais manso, principalmente em baixas velocidades. O motor também precisou passar por alterações para receber gasolina comum, sendo esse um dos maiores desafios do projeto, segundo a Porsche.
Os toques finais vieram nos amortecedores, que tiveram sua altura elevada ao máximo e ganharam uma configuração mais macia e confortável. E, claro, eles não podiam esquecer das luzes. Os faróis foram adaptados para o uso civil, porque a versão de corrida não precisa de setas.

O passeio inaugural ocorreu nas redondezas de Le Mans, na França, e foi um passeio histórico. Ao lado do 963 RSP, dirigido por Timo Bernhard, piloto e embaixador da Porsche, estava o 917 original.

“Essa foi uma experiência que ficará comigo por toda a vida. Dirigir por uma estrada pública com um 917 ao meu lado – parecia irreal. O carro se comportou perfeitamente – parecia um pouco mais amigável e tolerante do que o 963 normal – e parecia super especial e muito mais confortável, especialmente porque eu não precisava de todo o meu equipamento de segurança.”, contou Bernhard.
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Depois da sua primeira aparição nas ruas, o 963 RSP segue com uma agenda cheia. Ele será exibido ao público no Circuit de la Sarthe durante as 24 Horas de Le Mans, que acontece entre os dias 14 e 15 de junho, antes de retornar a Stuttgart para ser exibido no Museu da Porsche. Em julho, o carro aparecerá ao lado do 917 no Festival de Velocidade de Goodwood.