Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Porto de Açu: Ambipar e Anglo American desenvolvem reúso de água

Ambipar, Anglo American e o Porto de Açu firmaram parceria para tratar a água utilizada no mineroduto do Sistema Minas-Rio. O sistema leva minério de ferro de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, para o porto de São João da Barra, no Rio de Janeiro.

O projeto de reúso de água é um dos maiores do país. A capacidade prevista é de fornecer até 1.000 m³/hora de água tratada. A Ambipar é responsável pelo sistema de abastecimento de água potável e industrial, além do tratamento de efluentes no do Porto de Açu.

O maior complexo portuário e industrial de águas profundas da América Latina conta com sete poços tubulares profundos com vazão total de cerca de 400 m³/hora, cinco estações de tratamento de água para remoção de ferro e manganês, 10 km de redes adutoras e uma estação de tratamento de efluentes com capacidade de até 100 m³/hora.

Além da Ambipar, outras 26 empresas estão instaladas no local – que movimenta 40% do petróleo exportado do país.

Fernando de Barros, head de Water Solutions da Ambipar, destaca o desafio que as mudanças climáticas impõem às empresas para fazerem a gestão racional da água e lidar com a frequência das crises hídricas. “[Isso] reforça a importância de soluções ambientais para a melhor utilização dos recursos hídricos”, diz. “Entre as tecnologias aplicadas pela companhia para ajudar o setor industrial destacam-se os sistemas de filtração, osmose reversa, ultrafiltração e tratamentos físico-químicos. Além disso, a Ambipar é especialista na remoção, desaguamento e valorização dos lodos gerados nos processos de tratamento.”

De acordo com o estudo “Práticas Ambientais e Biotecnologia”, da Pesquisa de Inovação Semestral” – do IBGE, em parceria com ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), as práticas ambientais têm ganhado cada vez mais espaço entre as empresas: de quase 10 mil do setor industrial (com 100 ou mais pessoas ocupadas), 89,1% realizaram ao menos uma iniciativa ou prática do gênero em 2023.

Práticas de reciclagem e reúso foram adotadas por 75,1% das companhias consultadas. Em seguida vieram iniciativas ligadas a eficiência energética (61,5%), recursos hídricos (57,1%), emissões atmosféricas (46,3%) e uso do solo (23,9%).

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H