O prefeito democrata de Newark, em Nova Jersey, foi preso nesta sexta-feira (9/5) pela polícia imigratória dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês). Ras Baraka foi acusado de invasão.
A procuradora do distrito de Nova Jersey, Alina Habba, utilizou o próprio perfil na rede social X para explicar a prisão e dizer que ele estava em um centro de detenção para imigrantes presos por condição ilegal.
“O prefeito de Newark, Ras Baraka, cometeu invasão de propriedade e ignorou diversas advertências do Departamento de Investigações de Segurança Interna para se retirar do centro de detenção do ICE em Newark, Nova Jersey, esta tarde”, descreveu na postagem. Um vídeo disponível no X mostra o prefeito algemado e sendo escoltado por agentes da polícia.
Veja prefeito sendo conduzido:
Ainda na postagem, Habba acrescentou que o prefeito foi quem escolheu desrespeitar a lei e que “ninguém está acima da lei”. Colegas de partido do prefeito afirmaram que ele estava fora do estabelecimento e, portanto, não cometeu invasão.
Leia também
-
Mundo
Juíza dos EUA é presa pelo FBI por obstrução à lei de imigração
-
Mundo
Trump celebra queda na imigração ilegal e endurece regras na fronteira
-
Mundo
EUA: Casa Branca faz paródia no Valentine’s Day com tom anti-imigração
Baraka, de 55 anos, é um crítico da política anti-imigratória de Donald Trump. Ele foi eleito prefeito de Newark em 2014 e re-eleito em 2018 e 2022.