São Paulo — O início desta semana em São Paulo pode ter recorde de temperaturas, segundo previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Nesta segunda-feira (17/2), os termômetros devem registrar máxima de 34ºC e baixos índices de umidade do ar, perto de 32%. A previsão indica a atuação de uma massa de ar quente, que aumentará a sensação de calor e abafamento.
Já na terça-feira (18/2), o tempo será abafado e o dia deve amanhecer com poucas nuvens. A máxima prevista é de 33ºC e, entre o meio e o fim da tarde, a chegada da brisa marítima combinada com o calor deve ocasionar pancadas de chuva, que devem ser rápidas, isoladas e com baixo volume.
As previsões do CGE indicam possibilidade de novos recordes de temperatura ainda nesta semana. A maior média de temperatura máxima registrada aconteceu no dia 22 de janeiro, com 33,6ºC na cidade. Já a maior máxima absoluta — o valor registrado em um único local — foi registrada na estação meteorológica de Perus, na zona norte, com 35,9ºC, também no dia 22.
A Defesa Civil recomenda que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, das 10h às 16h, e utilize protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves. Os cuidados também devem ser estendidos aos animais de estimação, mantendo os pets em locais frescos e com sombra.
Para amenizar a sensação térmica diante das recentes ondas de calor, a Prefeitura de São Paulo oferece tendas em pontos estratégicos da cidade, oferecendo água, chás, sucos e frutas gratuitas à população, além de locais para descanso.