São Paulo — Essa sexta-feira (18/4), o primeiro dia do feriadão de Páscoa, registrou 39 ocorrências de afogamento no litoral de São Paulo. Os dados do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) apontam que 55 vítimas foram salvas e que 2 morreram.
Os óbitos foram constatados na Praia Grande, onde um casal, ambos de 43 anos, se afogou. O filho de 15 anos sobreviveu. O município registrou, ao todo, 4 ocorrências com 5 vítimas salvas.
No Guarujá, houveram 12 ocorrências, com 15 vítimas salvas. Em São Vicente, 1 ocorrência e 1 salvamento. Em Mongaguá, 6 ocorrências e 7 salvamentos. Em São Sebastião, 10 ocorrências e 19 salvamentos. Em Ubatuba, 4 ocorrências e 6 salvamentos. E, em Itanhaém, 2 ocorrências e 2 salvamentos.
De 1º de janeiro até 18 de abril de 2025, o GBMar realizou 8.968 prevenções. Foram registradas 1.894 vítimas salvas e 35 óbitos por afogamento.
Segundo o grupamento, a distribuição de guarda-vidas segue os critérios técnicos do Corpo de Bombeiros. Responsável por 630 km de praias, o GBMar afirmou que os setores que não são protegidos diretamente contam com apoio de embarcações que percorrem toda a praia.
Afogamento de casal em Praia Grande
Um homem e uma mulher casados, ambos de 43 anos, morreram afogados na tarde desta sexta-feira, no bairro Caiçaras, em Praia Grande, no litoral paulista. O filho do casal, que também estava no mar, sobreviveu.
Segundo o GBMar, a corporação foi acionada por volta das 13h, em uma área não protegida por guarda-vidas. No local, as três vítimas de afogamento foram encontradas na faixa de areia, todas em parada cardiorrespiratória.
O que aconteceu
- Participaram do resgate uma Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (URSA) e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com um médico a bordo.
- Após várias tentativas de reanimação realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu, as vítimas foram levadas para prontos-socorros em Quietude e Samambaia, em Praia Grande.
- “Infelizmente, a mãe, Priscila, teve o óbito confirmado no PS Samambaia. O pai, Robson, teve o óbito constatado no PS Quietude. Já o filho, Théo, teve o quadro revertido pelas equipes e permanece em atendimento no PS Samambaia”, informou o GBMar.
- Moradora de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, a família estava na praia a passeio.