Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Procon-SP pede suspensão do mototáxi em notificação à Uber e 99

O Procon-SP notificou a Uber e a 99 por continuarem oferecendo corridas de mototáxi mesmo após proibição do serviço pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A notificação, desta quinta (22/5), dá 48 horas para as empresas esclarecerem a conduta e pede que a modalidade de transporte seja suspensa.

Conforme a notificação, reportagens e relatos em redes sociais indicam que o serviço continua a ser oferecido em bairros até mesmo do centro expandido da Capital, “em aparente desobediência a uma decisão judicial e ainda sem regulamentação por parte da prefeitura paulistana”.

O Metrópoles apurou, no início da tarde desta quinta, que ainda é possível solicitar corridas por mototáxi tanto na Uber quanto na 99.

Veja:

1 de 4

Reportagem encontrou oferta de corridas gratuitas para mototáxi pela 99.

2 de 4

Uber também continua oferecendo corridas de mototáxi após proibição da Justiça.

Reprodução

3 de 4

Procon-SP notificou empresas sobre manutenção do serviço mesmo após proibição do TJSP.

Reprodução

4 de 4

Empresas justificam andamento do prazo judicial para manutenção do serviço.

Reprodução

“O arcabouço legal brasileiro garante ampla defesa e permite a todas as partes de um processo etapas recursais, na defesa de suas teses. Mas, sempre a partir do cumprimento de decisão judicial, seja ela em caráter liminar ou definitiva, ainda mais advinda do Tribunal de Justiça, que é soberano na estrutura estadual”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP. “Portanto, o argumento das empresas, reproduzido em matérias publicadas em diversos veículos de imprensa, de que mantêm o serviço enquanto aguardam esclarecimentos, não é justificável.”


Procon pede suspensão do mototáxi

  • Na notificação, o Procon-SP pede que as empresas suspendam a oferta de serviço de mototáxi em toda a área do município de São Paulo. A autarquia também solicitou documentos que comprovem a efetiva interrupção do serviço.
  • Se comprovadas as irregularidades, as empresas ficam sujeitas a sanções como multas de até R$ 13 milhões ou ainda a possibilidade de acionamento da Justiça para a suspensão de todas as suas atividades, determinou o Procon.
  • Para a autarquia, o serviço de mototáxi precisa de uma regulamentação municipal, “sem prejuízo de outras normas de trânsito estaduais e federal, por representar riscos maiores à integridade física e à saúde dos passageiros”.
  • “Além disso, cada cidade tem características próprias de geografia, de tráfego e de posturas, o que torna a regra local – no caso, da cidade de São Paulo, onde os acidentes envolvendo motocicletas acontecem diariamente – tão necessária quanto às demais”, diz o Procon.

O que diz as empresas

Em nota, a Uber afirmou que segue aguardando a manifestação do TJSP sobre o pedido de esclarecimentos da recente decisão judicial relacionada ao serviço de motoapps na cidade de São Paulo.

A 99 foi contatada, mas não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H