Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Professor agredido: associação alerta para riscos do celular na escola

Em defesa do professor agredido por alunos de um colégio do Distrito Federal após impedir o uso do celular em sala de aula, a Associação dos Pais e Alunos do Distrito Federal (Aspa-DF) destacou os prejuízos do uso excessivo desse aparelho no ambiente educacional.

A Aspa-DF avaliou que o episódio evidencia os desafios enfrentados após a vigência da Lei Federal nº 15.100/2025, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante as aulas e nos intervalos delas em todas as etapas da educação básica.

Para a associação, são necessárias medidas de apoio a programas educativos e que valorizem o respeito, a empatia e a convivência pacífica no ambiente escolar, a fim de prevenir outros episódios de violência relacionados à medida adotada.

“O uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes tem sido associado a problemas de saúde física e mental, como sedentarismo, depressão e dificuldades de concentração”, alertou a associação, por meio de nota pública.

Ainda segundo a Aspa-DF, a proibição determinada pelo governo federal visa criar um ambiente mais propício ao aprendizado, minimizar distrações e promover o foco nas atividades pedagógicas. Para garantir uma transição eficaz na rotina, a associação também considera fundamental haver colaboração entre a comunidade escolar.

“Os educadores desempenham um papel crucial na orientação sobre o uso consciente da tecnologia, enquanto as famílias devem reforçar em casa os limites estabelecidos, promovendo atividades que não envolvam o uso de dispositivos eletrônicos”, ressaltou. “E a associação pode atuar como uma ponte entre a escola e as famílias, oferecendo suporte e promovendo discussões sobre estratégias para lidar com a dependência digital.”

O caso

Um professor do Centro Educacional (CED) Vale do Amanhecer foi covardemente agredido por alunos após impedir que os estudantes usassem o celular dentro da sala de aula. O caso aconteceu na tarde dessa terça-feira (18/2), em Planaltina.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) detalhou que o docente foi atacado fora da escola, enquanto aguardava por ônibus em uma parada da região.

O educador foi seguido pelos alunos até o local e agredido. Pouco antes, ainda durante o expediente, ele havia acionado a equipe gestora da escola para recolher os telefones dos estudantes, que tinham se recusado a entregar.

Por meio de nota, a SEEDF informou que “a direção da unidade [escolar] tomou as providências necessárias” e acionou “imediatamente os responsáveis pelos alunos, para que as medidas cabíveis fossem adotadas”.

“O professor registrou ocorrência junto às autoridades competentes e recebe suporte da escola. A Secretaria de Educação repudia qualquer ato de violência e reforça o compromisso em garantir um ambiente escolar seguro e respeitoso”, concluiu a pasta.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H