Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Projeto prevê centros com suporte 24h a mulheres vítimas de violência

Um projeto de lei apresentado nessa segunda-feira (14/4) na Câmara Legislativa (CLDF) quer instituir no Distrito Federal centros regionais de apoio psicológico e jurídico a mulheres vítimas de violência, com funcionamento ininterrupto de 24 horas.

De autoria do deputado Hermeto (MDB), a iniciativa tem como objetivo garantir “atendimento especializado, humanizado e integrado às mulheres em situação de violência doméstica, familiar ou de gênero” durante todas as horas do dia.

“Os episódios de violência doméstica, familiar e de gênero frequentemente ocorrem em horários imprevisíveis, deixando as vítimas em situação de desamparo imediato”, afirmou o projeto.

“A criação dos centros, com funcionamento de 24 horas, é uma medida indispensável para garantir proteção, acolhimento e acesso à justiça em tempo real, atendendo a uma necessidade urgente e humanitária”, pontuou o distrital na proposta.


Conforme a redação do projeto, os centros deverão funcionar com as seguintes finalidades:

  • Oferecer atendimento psicológico imediato, individual ou em grupo, para acolhimento, suporte emocional e recuperação dos traumas causados pela violência.
  • Prestar assistência jurídica gratuita, abrangendo orientação legal, acompanhamento em processos judiciais e solicitação de medidas protetivas de urgência, a qualquer momento do dia ou da noite.
  • Desenvolver ações educativas e preventivas sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.
  • Em articulação com serviços de saúde, assistência social e segurança pública para garantir proteção integral às vítimas.
  • Garantir atendimento sigiloso, seguro e acessível, respeitando a privacidade e a dignidade das mulheres atendidas.

Ainda segunda a redação do projeto, os centros regionais serão implantados nas regiões administrativas do DF “priorizando áreas com maiores índices de violência contra a mulher e considerando a densidade populacional, de forma a garantir ampla cobertura territorial”.

Cada centro contará com equipe multidisciplinar composta por, no mínimo, psicólogos, advogados, assistentes sociais e agentes de apoio, todos capacitados no atendimento a mulheres em situação de violência, em regime de plantão 24 horas.

O projeto ainda passará pelas comissões e pelo Plenário da Casa legislativa.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H