Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

PSDB quer discutir federação com MDB e Republicanos após decidir fusão

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) quer discutir a entrada em uma possível federação entre MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e Republicanos. O assunto já está em debate na cúpula tucana, mas qualquer decisão só deve ser tomada após a definição da fusão com o Podemos.

A federação entre MDB e Republicanos passou a ser discutida depois que o União Brasil e o PP (Progressistas) oficializou a federação de ambos partidos. A chamada União Progressista tem a maior bancada da Câmara, com 109 deputados e fica atrás apenas do PSD no Senado.

Para caciques tucanos, essa federação seria a que mais representaria um “projeto nacional” aliado ao PSDB para as eleições de 2026. Além do futuro da legenda, a definição sobre a fusão e uma possível federação também devem balizar a decisão do governador de Mato Grosso do Sul (MS), Eduardo Riedel (PSDB), de permanecer ou sair da legenda.

Riedel é o único governador que permanece no PSDB dos três eleitos em 2022. Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul deixaram os tucanos para o PSD (Partido Social Democrático).

O mandatário sul-mato-grossense também foi sondado pelo partido de Gilberto Kassab. Entretanto, de acordo com aliados de Riedel, ele se comprometeu a aguardar as decisões da executiva nacional tucana.

O prazo dado pelo governador de MS para as definições é até o fim deste semestre, já que prefeitos e vereadores do PSDB do estado aguardam essa definição de Riedel.

Tucanistão no Centro-Oeste

O estado de Mato Grosso do Sul é considerado o último reduto do PSDB. No “tucanistão” do centro-oeste, o partido conseguiu 44 dos 79 municípios.
Aliados do governador também calculam cerca de 260 vereadores das legendas nos municípios sul-mato-grossenses. A saída de Riedel pode desidratar o partido também no estado.

No Brasil, como um todo, a quantidade de administrações municipais do PSDB foi reduzida quase à metade nas eleições de 2024: passou de 515 para 269.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H