O traficante “das antigas” que era rival de Fernandinho Beira-Mar e se aliou ao Comando Vermelho é Celso Luís Rodrigues (foto em destaque). Celsinho da Vila Vintém foi preso na manhã desta quinta-feira (8/5), em Padre Miguel, no Rio de Janeiro, pelos policiais civis da 32ª DP (Taquara), durante a Operação Contenção.
Ele é uma das principais lideranças do crime organizado do Rio de Janeiro. Fundador da facção Amigo dos Amigos (ADA), se aliou ao CV para tomar território das milícias no Rio.
Veja imagens:


Celsinho da Vila Vintém é preso no Rio de Janeiro
Reprodução
Celsinho da Vila Vintém é conhecido por histórico de fugas cinematográficas
Reprodução
Celsinho da Vila Vintém também é conhecido por fugas cinematográficas, como a vez em que fugiu de um hospital vestido de policial, em 1998.
Também existe a suspeita de que ele tenha fingido se filiar ao CV em 2002 para não ser morto em uma rebelião do Complexo de Gericinó.
Em 2022, ele ganhou o direito de terminar de cumprir em liberdade as penas por roubo, tráfico de drogas e organização de quadrilha. Ele ficou 20 anos detido.
Facção Amigo dos Amigos (ADA)
O domínio da ADA foi fundada por Celsinho. Entre 2006 e 2008, a facção Amigos dos Amigos era responsável por 7,3% das áreas dominadas por grupos armados entre 2006 e 2008.
Operação Contenção:
- A Operação Contenção é uma ação conjunta com a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte).
- A ação policial é uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio.
- O objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.
- Até o momento, já foi solicitado bloqueio de mais de R$ 6 bilhões em bens e valores da facção criminosa.
- Os policiais civis apuraram que ele estava se aliando a outras lideranças de grupos rivais para promover disputas territoriais e retomar comunidades de Santa Cruz (RJ), que estão atualmente sob influência da milícia.
Leia também
-
Na Mira
“Vou matar”: mulher tortura filha de 1 ano para reatar com o ex em GO
-
Na Mira
Celsinho da Vila Vintém se alia ao CV contra milícia e é preso
-
São Paulo
PM da ativa seria líder de quadrilha ligada ao Comando Vermelho em SP