Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Quem é Frei Chico, irmão de Lula ligado a sindicato investigado pela PF

José Ferreira da Silva, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um dos responsáveis por gerir hoje o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), onde tem a função de diretor vice-presidente.

A associação foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF) nesta semana, em decorrência de um suposto esquema nacional de descontos indevidos em mensalidades de aposentados e pensionistas.

Conhecido como Frei Chico, o sindicalista de 83 anos é um dos 17 irmãos do presidente da República. Foi por meio dele que Lula começou a ter contato com o movimento sindical a partir de 1964, quando se mudou para o ABC Paulista, trabalhando para a metalúrgica Indústrias Villares.

Em entrevista à Revista Fórum em 2024, José Ferreira da Silva disse que levar o irmão para esse meio teria “sido fácil”.

Natural de Pernambuco e atualmente aposentado, Frei Chico mora em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. O apelido de “Frei” foi dado pelo ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Maurício Soares, em referência à sua calvície.

Sindicalismo, ditadura e política

O sindicalista foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e afirmou ter sido preso pela ditadura em 1975, durante a repressão à legenda, enquanto seu irmão Lula participava de um congresso de trabalhadores da Toyota, no Japão.

Em 1989, quando Lula concorreu à Presidência pela primeira vez, Frei Chico revelou que não votou no irmão no primeiro turno. Em vez disso, apoiou a chapa de Roberto Freire, então do Cidadania. O voto em Lula só veio no segundo turno, quando o petista foi derrotado por Fernando Collor.

Atualmente, o líder sindical não é filiado a nenhum partido.

Operação Lava Jato

Frei Chico chegou a ser denunciado no âmbito da Operação Lava Jato, que investigou uma esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina envolvendo os setores público e privado.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2019, alegava que o irmão do presidente da República recebeu pagamentos da construtora Odebrecht (atual Novonor) entre 2003 e 2015.

O sindicalista teria sido procurado pela construtora por sua boa interlocução com o setor, e os pagamentos, divididos em parcelas, teriam somado R$ 1,1 milhão.

Inicialmente, segundo o Ministério Público Federal (MPF), os serviços foram prestados de forma oficial, mas Frei Chico teria continuado a receber os valores mesmo sem vínculo de trabalho com a empreiteira.

A ação foi rejeitada pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal em São Paulo. Segundo o magistrado, não havia “elementos probatórios de que Lula sabia da continuidade dos pagamentos a Frei Chico sem a contrapartida de serviços, muito menos que tais pagamentos se davam em razão de sua nova função”.

Operação contra fraude no INSS

O Sindnapi foi alvo da Operação Sem Custo, que investiga descontos indevidos feitos em remunerações de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Apesar de gerir a associação, Frei Chico não é diretamente investigado. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o sindicalista afirmou que está tranquilo em relação à investigação.

Em nota, o Sindnapi disse que a proteção dos direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H