São Paulo — O homem que sequestrou o motorista de um ônibus que faz a linha 407L-10 (Barro Branco – Metrô Guilhermina/Esperança), na noite desta quarta-feira (30/4), em um terminal na Avenida Luiz Aires, zona leste de São Paulo, era cobrador na empresa Express Transportes Urbanos.
Segundo fontes ouvidas pelo Metrópoles, o rapaz, que ainda não foi identificado, teria sido demitido há cerca de três meses e, revoltado pela perda do emprego, decidiu agir. O sequestrador tomou o ônibus ás 17h40 e foi preso às 20h05. Já o motorista foi libertado sem ferimentos.
Equipes da Tropa de Choque da Polícia Militar foram acionadas e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) assumiu as negociações com o agressor. Diversas viaturas do policiamento de área também foram acionadas e fizeram um cerco no local.
Em nota, o Gate afirmou que, “após intensas tratativas, o causador foi convencido a soltar o refém e se render voluntariamente, sendo contido de forma segura pelas equipes especializadas. O motorista foi resgatado sem ferimentos, graças à atuação precisa, técnica e coordenada dos policiais militares”.


Sequestrador foi preso pela PM por volta das 20h
Reprodução/TV Globo
Ônibus sequestrado na zona leste
Reprodução/TV Bandeirantes
Sequestrador foi preso pela PM por volta das 20h
Reprodução/TV Globo
Ônibus sequestrado na zona leste
Divulgação/Polícia Militar
Homem mantém motorista de ônibus como refém na zona leste de SP
Reprodução/TV Bandeirantes
Ônibus sequestrado na zona leste
Reprodução/TV Bandeirantes
Ônibus abriu a porta por volta das 18h35
Reprodução/TV Bandeirantes
Ônibus sequestrado na zona leste
Divulgação/Polícia Militar
Não havia passageiros no ônibus, que permaneceu atravessado em uma das vias do terminal, próximo ao Metrô Itaquera. A porta do ônibus foi aberta por volta das 18h35 para que a negociação entre o agressor e os policiais fosse viabilizada.
Conforme disse ao Metrópoles o capitão Leonardo Simões Matos, porta-voz da Polícia Militar, o agressor sofreu um surto psicótico após ser demitido do emprego.
Ainda conforme o oficial, o sequestrador — armado com uma faca — surpreendeu o motorista no momento em que manobrava o veículo para iniciar a viagem e, cerca de 2h30 depois, decidiu se entregar ao ser informado sobre a presença de um advogado no local.
O sequestrador foi encaminhado para o distrito policial da área, onde a ocorrência será registrada.
Órgãos da Prefeitura de São Paulo se manifestaram sobre o caso, por meio de nota.
“A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans repudiam todo e qualquer ato de violência e informam que a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo um ônibus da linha 407L-10 (Barro Branco – Metrô Guilhermina/Esperança), na Rua Dr. Luís Aires, próximo ao Terminal Metrô Itaquera. A via, sentido centro, foi totalmente bloqueada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).”